Yamaha lança nova geração da Lander e tira Ténéré 250 de linha

Modelo ganha novo design e ABS na roda dianteira, além de kit Touring como opcional

Por Gabriel Carvalho

A Yamaha apresentou a nova geração da Lander 250 e trouxe novidades para a trail. O desenho da moto era praticamente o mesmo desde 2006, ano em que foi lançada. Para a nova geração, a Lander ganhou um novo design e está mais encorpada, com uma porção dianteira inspirada na XT660R. O tanque de combustível ganhou em capacidade, passando de 11 para 13,6 litros.

Pelos lados do propulsor, permanece o monocilíndrico de 249,5 cm³ bicombustível, que desenvolve potência máxima de 20,7cv com gasolina e 20,9cv com etanol, sempre a 8.000 giros. O torque, no entanto, é o mesmo com os dois combustíveis: 2,1 kgf.m a 6.500 giros.

Segundo a Yamaha, apenas o sistema de alimentação foi modificado: a Lander 250 ABS ganhou uma nova injeção eletrônica, com injetor de dez furos. A fabricante diz que a modificação gera uma queima de mais eficiente, trazendo melhores respostas e eficiência no consumo de combustível.O conjunto óptico também foi renovado, com lanterna e farol em LED, mantendo somente os piscas com lâmpadas. O painel, inspirado na Fazer 250, agora conta com indicadores de consumo médio e instantâneo.

O MOTO.com.br foi convidado pela fabricante para pilotar a nova Lander 250 ABS e o que se percebeu é que a motocicleta se manteve ágil e ganhou na frenagem com a adição do ABS na dianteira. Foram mais de 200 quilômetros percorridos entre Campos do Jordão e o interior de Minas Gerais.

Os freios mantiveram as dimensões da geração anterior, disco de 245mm e uma pinça de duplo pistão na frente, e um disco de 203mm e pinça simples na traseira. De acordo com a fabricante, a decisão por ABS apenas na roda dianteira foi baseada nos custos de produção.

Já o chassi todo em aço, de dupla trave superior e berço semi-duplo, foi modificado para receber o tanque maior e um assento em dois níveis. Os pneus são Metzeler Tourance nas medidas 80/90-21 na dianteira e 120/80-18 na traseira - exatamente os mesmos que equipavam a Ténéré 250. Isso mesmo, equipavam, pois a Yamaha vai tirar de linha a Ténéré 250

Quem se sentir órfão com a saída da Ténéré 250 da linha de motos novas poderá adquirir um Kit Touring para a Lander 250 ABS, que contará com acessórios como bagageiro, bauleto de 33 ou 35 litros, além de protetor lateral do motor e para-brisa.

A nova geração da Lander 250 ABS chega às concessionárias da Yamaha na segunda quinzena de janeiro do próximo ano, em três opções de cor: azul (Competition Blue), branco (Sports White) e preto (Black Eclipse). O preço, segundo a fabricante, será divulgado na ocasião da chegada da moto às lojas.

Confira a ficha técnica da nova geração da Lander 250 ABS 2019:

MOTOR Motor SOHC, 2 válvulas, Refrigeração a Ar, 4 Tempos
Cilindrada  249,5
Quantidade de Cilindros 1
Potência Máxima  20,7cv/8.000 rpm (Gasolina) – 20,9cv/8.000 rpm (Etanol)
Torque Máximo 2,1 kgf.m/6.500 rpm (Gasolina) - 2,1 kgf.m/6.500 rpm (Etanol)
Alimentação Injeção Eletrônica
Sistema de Partida Elétrica
Peso a seco 143 kg
Câmbio 5 velocidades
SUSPENSÃO Dianteira Garfo telescópico
Curso da Suspensão Dianteira 220 mm 
Traseira Balança traseira tipo Monocross com link
Curso da Suspensão Traseira 204 mm
FREIOS Dianteiro Disco hidráulico de 245 mm
com sistema anti bloqueio (ABS)
Traseiro Disco hidráulico de 203 mm
DIMENSÕES Altura do assento 875 mm
Comprimento total 2150 mm
Largura Total 815 mm
Altura Total 1210 mm
Altura mínima do solo 270 mm
Distância entre eixos 1385 mm
Tanque de Combustível 13,6 L (4,1 L reserva)

Fonte:
Equipe MOTO.com.br / Agência Infomoto

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