Yamaha lança nova geração da Lander e tira Ténéré 250 de linha
Modelo ganha novo design e ABS na roda dianteira, além de kit Touring como opcional
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
A Yamaha apresentou a nova geração da Lander 250 e trouxe novidades para a trail. O desenho da moto era praticamente o mesmo desde 2006, ano em que foi lançada. Para a nova geração, a Lander ganhou um novo design e está mais encorpada, com uma porção dianteira inspirada na XT660R. O tanque de combustível ganhou em capacidade, passando de 11 para 13,6 litros.
Pelos lados do propulsor, permanece o monocilíndrico de 249,5 cm³ bicombustível, que desenvolve potência máxima de 20,7cv com gasolina e 20,9cv com etanol, sempre a 8.000 giros. O torque, no entanto, é o mesmo com os dois combustíveis: 2,1 kgf.m a 6.500 giros.
Segundo a Yamaha, apenas o sistema de alimentação foi modificado: a Lander 250 ABS ganhou uma nova injeção eletrônica, com injetor de dez furos. A fabricante diz que a modificação gera uma queima de mais eficiente, trazendo melhores respostas e eficiência no consumo de combustível.O conjunto óptico também foi renovado, com lanterna e farol em LED, mantendo somente os piscas com lâmpadas. O painel, inspirado na Fazer 250, agora conta com indicadores de consumo médio e instantâneo.
O MOTO.com.br foi convidado pela fabricante para pilotar a nova Lander 250 ABS e o que se percebeu é que a motocicleta se manteve ágil e ganhou na frenagem com a adição do ABS na dianteira. Foram mais de 200 quilômetros percorridos entre Campos do Jordão e o interior de Minas Gerais.
Os freios mantiveram as dimensões da geração anterior, disco de 245mm e uma pinça de duplo pistão na frente, e um disco de 203mm e pinça simples na traseira. De acordo com a fabricante, a decisão por ABS apenas na roda dianteira foi baseada nos custos de produção.
Já o chassi todo em aço, de dupla trave superior e berço semi-duplo, foi modificado para receber o tanque maior e um assento em dois níveis. Os pneus são Metzeler Tourance nas medidas 80/90-21 na dianteira e 120/80-18 na traseira - exatamente os mesmos que equipavam a Ténéré 250. Isso mesmo, equipavam, pois a Yamaha vai tirar de linha a Ténéré 250
Quem se sentir órfão com a saída da Ténéré 250 da linha de motos novas poderá adquirir um Kit Touring para a Lander 250 ABS, que contará com acessórios como bagageiro, bauleto de 33 ou 35 litros, além de protetor lateral do motor e para-brisa.
A nova geração da Lander 250 ABS chega às concessionárias da Yamaha na segunda quinzena de janeiro do próximo ano, em três opções de cor: azul (Competition Blue), branco (Sports White) e preto (Black Eclipse). O preço, segundo a fabricante, será divulgado na ocasião da chegada da moto às lojas.
Confira a ficha técnica da nova geração da Lander 250 ABS 2019:
MOTOR | Motor | SOHC, 2 válvulas, Refrigeração a Ar, 4 Tempos |
Cilindrada | 249,5 | |
Quantidade de Cilindros | 1 | |
Potência Máxima | 20,7cv/8.000 rpm (Gasolina) – 20,9cv/8.000 rpm (Etanol) | |
Torque Máximo | 2,1 kgf.m/6.500 rpm (Gasolina) - 2,1 kgf.m/6.500 rpm (Etanol) | |
Alimentação | Injeção Eletrônica | |
Sistema de Partida | Elétrica | |
Peso a seco | 143 kg | |
Câmbio | 5 velocidades | |
SUSPENSÃO | Dianteira | Garfo telescópico |
Curso da Suspensão Dianteira | 220 mm | |
Traseira | Balança traseira tipo Monocross com link | |
Curso da Suspensão Traseira | 204 mm | |
FREIOS | Dianteiro | Disco hidráulico de 245 mm |
com sistema anti bloqueio (ABS) | ||
Traseiro | Disco hidráulico de 203 mm | |
DIMENSÕES | Altura do assento | 875 mm |
Comprimento total | 2150 mm | |
Largura Total | 815 mm | |
Altura Total | 1210 mm | |
Altura mínima do solo | 270 mm | |
Distância entre eixos | 1385 mm | |
Tanque de Combustível | 13,6 L (4,1 L reserva) |
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