Yamaha Crosser ABS 2023 ganha novo visual
Modelo chega com novo conjunto óptico, lanterna traseira em Led, painel totalmente digital e uma tomada 12volts junto ao guidão
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Para a apresentação do modelo 2023 da nova Crosser, a Yamaha preparou um test ride diferente. Com o lema “Explore a vida de Crosser”, os jornalistas foram convidados em uma viagem até São José dos Campos para explorar as montanhas na região do Vale do Paraíba.
Na apresentação do modelo, a Yamaha focou na nova identidade visual da Crosser que está mais atraente e tecnológico, e manteve as qualidades da versão anterior, como motor e suspensão.
A Crosser está disponível em duas versões, S e Z. A versão S traz um estilo mais urbano, com o para-lama baixo, próximo ao pneu e motor com acabamento em preto fosco, reforçando a pegada esportiva e mais urbana da moto.
Já a versão Z traz inspiração do universo off-road, com o para-lama mais alto, que garante um visual mais radical e aventureiro.
A principal mudança no visual é na dianteira com o novo conjunto óptico, que trocou as lâmpadas halógenas por um moderno conjunto de LED, composto por luzes de posição e projetor em LED. Que é capaz de maior amplitude e potência de iluminação, tornando a condução noturna mais segura, além de oferecer maior durabilidade e menor consumo energético
A nova lanterna está com desenho mais esportivo, e agora é em LED, garantindo maior durabilidade e melhor visibilidade. As setas continuam com lâmpadas halógenas.
O painel da Nova Crosser é 100% digital com iluminação em LED e fundo do tipo blackout, que garante melhor visualização. O painel é bem completo para a categoria e conta com: marcador do nível de combustível, conta-giros, velocímetro, hodômetro total e dois parciais, além de relógio, função ECO, ideal para quem busca diminuir ainda mais os gastos com combustível e as luzes indicadoras.
A inédita tomada 12 volts está localizada junto ao painel, proporcionando mais conforto e praticidade.
A saída para o Test Ride foi da cidade de São José dos Campos, no trânsito da cidade foi possível testar o motor, que não sofreu alteração, continua o monocilíndrico arrefecido a ar, com 149cc, capaz de gerar a potência máxima de 12,2cv quando abastecido com gasolina, e 12,4 cv com etanol.
Esse motor já é conhecido da Yamaha, que possui robustez mecânica e apresenta boas respostas com uma pilotagem ágil para o trânsito pesado das grandes cidades. Além disso, o tanque de 12 litros possibilita uma ótima autonomia.
É fácil encontrar uma boa posição de pilotagem na Nova Crosser , pois ela possui guidão ajustável, que pode ser fixado 15 mm à frente. Além disso, conta com assento em dois níveis e com distância de 850 mm do solo, que possibilita conforto e segurança na pilotagem com boa acomodação do piloto no encaixe das pernas junto ao tanque.
Para explorar a vida de Crosser, a Yamaha preparou um roteiro off-road pelo Vale do Paraíba, que contou com até um banho de cachoeira, para mostrar que a Nova Crosser encara todos os tipos de terreno.
A suspensão dianteira é composta por garfo telescópico com curso de 180 mm e conta, em ambas as versões (S e Z), com protetores do tipo sanfona, que protegem o garfo dianteiro de danos causados por impactos de pedras, poeira e outros detritos. Já na traseira, o sistema é composto por um amortecedor único e seu curso é de 160 mm.
As rodas com diâmetro de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, calçando pneus nas medidas de 90/90 - 19 M/C 52P na dianteira, e 110/90 - 17 M/C 60P na traseira, proporcionam enfrentar todas as irregularidades do piso, seja em uma estrada de terra no final de semana ou os buracos nos asfaltos das cidades, com segurança e conforto.
Com uma ciclística acertada, combinada com o baixo peso (137 kg) e um motor ágil, a Nova Crosser enfrenta obstáculos de forma equilibrada. Além disso, ela conta com freio ABS na roda dianteira, tornando-a uma boa opção para motociclistas iniciantes.
As versões S e Z da Nova Crosser estarão disponíveis na Rede de Concessionários Yamaha no final de abril de 2022. A Crosser 150 S tem o preço sugerido de R$ 16.590,00 + frete, e R$ 17.160 + frete para São Paulo e está disponível nas cores Black Eclipse e Vermelho Fire. Já a versão Z, com para-lama alto, o preço sugerido é de R$ 16.790,00 + frete, e R$ 17.368,00 para o Estado de São Paulo, nas cores Competition Blue e Dakar Areia.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário