Yamaha apresenta a nova YZF-R1 com 200 cv de potência

Montadora japonesa deixou o modelo com 200 cv de potência, novo visual e novidades na eletrônica da moto

Por Paulo Souza

Após muita expectativa a Yamaha finalmente revelou a nova YZF-R1, que recebeu além de um novo visual, um motor com agora 200 cv de potência máxima. A apresentação aconteceu no Salão de Milão e contou com a presença do piloto multicampeão de MotoGP Valentino Rossi.

“Realizei testes secretos com esta novidade da Yamaha, e em comparação com a última geração da R1 a moto esta muito mais evoluída, é a moto que mais se aproxima da M1”, (modelo utilizado pela montadora no MotoGP), afirmou Rossi.

Além do motor que recebeu mais de 18 cv de potência, a nova R1 conta com inovações derivadas das provas de MotoGP, como controle de tração e de largada, anti-wheelie, quickshifter, suspensão eletrônica, diversos modos de pilotagem, além de freios combinados com tecnologia ABS.

A Yamaha informou que também irá comercializar a versão limitada YZF-R1M, indicada para as pistas. Ela contém diversos elementos em carbono para ficar mais leve e esportiva, além de suspensão da marca Ohlins.

O visual foi totalmente inspirado na M1 da MotoGP, o destaque fica por conta dos novos faróis superiores em LED, com estilo futurista. O peso total do modelo convencional é de apenas 199 kg em ordem de marcha. A motorização continua com quatro cilindros em linha com 998 cm³ e com o virabrequim crossplane.

As duas versões devem ser comercializadas a partir de março de 2015 a princípio na Europa e nos EUA.

Veja o vídeo da nova YZF-R1

Ficha Técnica

• Motor 4 cilindros em linha, crossplane, 998 m³c
• 200 cv
• Capacidade extra do 'airbox' de 10,5 litros 
• Escape de titânio 4-2-1 
• Chassi Deltabox de alumínio assimétrico 
• 199 kg abastecida/ peso a seco de 179 kg 
• Distância entre eixos 1.405 milímetros

Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br