VÍDEO: Kawasaki divulga teaser de motor híbrido
Fabricante trabalha em propulsor que combina o uso de energia elétrica e de combustível tradicional
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
O futuro das motos parece caminhar cada vez mais para a energia elétrica, com grandes fabricantes entrando no jogo e desenvolvendo produtos que já chegaram ao mercado – como o Honda PCX elétrico ou a Harley-Davidson LiveWire – ou que ainda estão em fase de desenvolvimento, como o projeto que a Kawasaki revelou no fim do ano passado.
A fabricante japonesa, porém, não aposta apenas na energia puramente elétrica: a Kawasaki divulgou um vídeo em que exibe o conceito de motor híbrido que vem desenvolvendo.
O projeto de moto híbrida da Kawasaki apareceu pela primeira vez quando foram reveladas as imagens de uma patente que comprovava o trabalho da fabricante japonesa em um motor que combinasse mais de uma fonte de energia. Na criação da Kawasaki há até a previsão de um botão de 'boost', que deve entregar potência extra para a realização de ultrapassagens, por exemplo.
A tecnologia híbrida é algo utilizado em maior escala na indústria de carros. Um motor híbrido combina o uso de energia elétrica ou outra fonte alternativa com o uso de combustíveis tradicionais. No mundo das duas rodas, a Honda vende uma versão híbrida do PCX, que usa energia elétrica e gasolina.
Como já se imaginava desde a revelação dos desenhos do registro de patente, a Kawasaki deve mesmo utilizar energia elétrica e gasolina no projeto. No vídeo, a fabricante indica a energia elétrica para uso urbano, o combustível para estradas com muitas retas e o uso combinado das duas fontes de energia em estradas sinuosas.
No fim do vídeo a fabricante dá uma amostra do funcionamento do motor híbrido e é possível perceber a mudança da fonte de energia pelo som emitido pelo propulsor. Confira o vídeo:
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário