Vespa de 1979 quebra recorde mundial de distância em 24 horas

Vespa percorreu mais de 1.200 mil quilômetros e quebrou recorde do Guinness World

Por Thiago Dantas

Em um feito notável, uma Vespa 50 Special de 1979, conquistou o novo recorde mundial para a maior distância percorrida em 24 horas por uma scooter de 50cc. Certificada pelo Guinness World Records, a Vespa 50 pilotada por Valerio Boni completou impressionantes 1.233,07 km, superando em 305 km o recorde anterior estabelecido em 2005.


Reprodução Valério Bono

 

Uma história que se repete

O que torna essa conquista ainda mais especial é que a mesma Vespa 50 já havia realizado um feito semelhante em 1979, percorrendo 941 km na pista de testes da Pirelli. Naquela época, o feito não foi oficialmente reconhecido, mas serviu como um prenúncio do que estava por vir.

E o mais interessante, é que ao guidão da Vespa estava Valerio Boni, o mesmo piloto que realizou o feito na pista da Pirelli a 45 anos atrás. E agora, sos 65 anos, Boni provou que a idade é apenas um número quando se trata de perseguir sonhos e superar limites.

 


Reprodução Valério Bono

 

A Vespa 50 Special de Boni, restaurada em 2015 com meticulosidade, inclusive com os adesivos originais, é um testamento à engenharia italiana atemporal. Para reduzir custos, Boni escolheu a pista oval Terramar, na Espanha, um local histórico, mas abandonado, como palco para sua tentativa de recorde.

Superando desafios e alcançando a glória

Com a ajuda de Denys Maiorino, dono da Época Motors, e sua equipe de mecânicos, Boni preparou meticulosamente a Vespa para o desafio. A pista acidentada não foi um obstáculo para a determinação do piloto e a confiabilidade da Vespa.

 


Reprodução Valério Bono

 

Durante as 24 horas de pilotagem, Boni fez apenas uma breve parada para descansar os olhos. O reabastecimento foi realizado "em voo" com a ajuda de amigos espanhóis experientes em provas de enduro de scooter. A Vespa 50 funcionou impecavelmente durante todo o trajeto, graças ao seu motor de dois tempos refrigerado a ar e à resistência física e mental de Boni.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br