Uso de capacete deixa de ser obrigatório no Missouri
Lei permite a motociclistas circular pelo estado norte-americano sem capacete, desde que certos requisitos sejam cumpridos
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
O uso de capacete para motociclistas é obrigatório em todo o Brasil desde 1997, mas existem locais no exterior em que a lei é diferente e não obriga o uso do equipamento de segurança. É o caso do estado norte-americano do Missouri, que acaba de aprovar uma lei que deixa de exigir o uso de capacete para quem pilotar uma moto no estado.
Houve uma tentativa de aprovar a lei no ano passado e tudo indicava que o projeto passaria na época, mas houve uma reviravolta e na ocasião a obrigatoriedade do uso de capacete foi mantida.
Agora, porém, a lei foi aprovada e motociclistas que circularem pelo Missouri com suas respectivas motos não precisarão utilizar capacete se assim decidirem.
Será necessário, porém cumprir alguns pré-requisitos: ter 26 anos de idade ou mais, habilitação definitiva e carregar algum documento que comprove que o motociclista possui plano de saúde.
O ponto que pode gerar dificuldade para a fiscalização é que os agentes não podem obrigar nenhum motociclista a parar apenas para checar se o indivíduo que circula sem capacete cumpre os requisitos mínimos.
Apesar de uma pesquisa feita no próprio Missouri dizer que motociclistas sem capacete aumentam em 38% a chance de perder a vida em um acidente quando comparado a motociclistas com capacete, a lei foi aprovada e do dia 28 de agosto em diante quem estiver com uma moto e cumprir os requisitos poderá rodar sem capacete pelo estado norte-americano. Você se arriscaria se pudesse?
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário