Missouri veta lei que extinguiria uso obrigatório de capacete
Medida foi aprovada no legislativo, mas governador de estado norte-americano vetou pacote de medidas no qual projeto de lei estava incluso
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
No final de maio, o Poder Legislativo do estado do Missouri, nos Estados Unidos, aprovou um projeto de lei que extinguia a obrigatoriedade do uso de capacete para os motociclistas do estado - os norte-americanos têm um sistema diferente do brasileiro e algumas leis são decididas dentro dos estados.
Na época, tudo indicava que o governador Mike Parson seguiria os rumos do Legislativo e aprovaria a lei, tornando opcional o uso do equipamento de segurança, que é obrigatório em todo o território brasileiro desde 1997.
Entretanto, houve uma reviravolta e o uso de capacete segue sendo obrigatório para os motociclistas do Missouri. O projeto estava dentro de um pacote de medidas com as quais o governador discordava e como não havia a possibilidade de aprovar individualmente a lei tudo foi vetado.
Se por um lado os defensores da liberdade de expressão ficaram desapontados com o veto, os apoiadores do uso de equipamentos de segurança ficaram aliviados com a manutenção do uso obrigatório de capacete.
Diversos estudos mostram que o uso de capacete pode salvar vidas. De acordo com o Missouri Coalition for Roadway Safety, por exemplo, um motociclista que circula sem capacete tem chance 38% maior de perder a vida em caso de acidente em comparação a um que esteja utilizando a proteção para a cabeça.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário