Uma 300cc Turbo, seria uma boa pedida?
Imagens 3D de uma moto da Benda Motorcycle pode ser o novo lançamento global da marca chinesa este ano.
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione
A Benda Motorcycle, até 2020 era apenas mais um fabricante de motocicletas chinesas quase desconhecida, produzindo apenas modelos de pequena cilindrada e sem nenhuma expressão.
Mas, de alguns meses para cá, a mesma empresa lançou recentemente dois modelos inovadores de quatro cilindros e 700 cc na sua linha, além de investir em uma rede de concessionários em países da Europa.
A empresa mostrou em um teaser na internet no ano passado um modelo que chamou de VTR-300 Turbo, revelando seu desenho em imagens 3D com carenagens, do que deve ser a nova esportiva da Benda Motorcycle, que vem surpreendendo com lançamentos inéditos em design e motorização para o padrão de um fabricante chinês de motocicletas.
O modelo ainda não foi apresentado oficialmente, mas a Benda já registrou patentes de design na China e na Europa.
A suposta VTR-300 Turbo mostra mais uma vez que a empresa tem talento para desenvolver motos atraentes e contrariar o estereótipo de que as empresas chinesas são boas apenas em copiar.
Em termos de aparência, suas linhas são típicas de uma moto esportiva, mas é possível ver nas imagens 3D detalhes que chamam a atenção.
Por exemplo, o chassi parece ser de treliça de aço, mas tem uma espécie de carenagem sobrepondo esse chassi que sugerem elementos semelhantes a estruturas de alumínio retangulares, que seguem até o braço oscilante, além de suportes das pedaleiras continuando até a traseira da moto
Embora esses painéis possam ser simplesmente “capas” imitando as linhas de uma estrutura mais moderna, é possível que eles tenham também uma função, ajudar a puxar o ar de resfriamento que vem acima da roda dianteira passando pelas laterais do motor V-Twin para manter o turbo compressor refrigerado.
Nas suspensões, as imagens revelam garfos invertidos na frente e um monoamortecedor preso a um braço oscilante articulado na parte traseira. A moto deve ter rodas de liga leve com 10 raios.
No freio dianteiro apenas um único disco com pinças Brembo, o que sugere que o desempenho não será “demoníaco” na traseira, também a disco, ambos com sistema ABS.
O motor VTR-300 Turbo deve ser o mesmo motor DOHC V-Twin de 298 cc refrigeração líquida do modelo Benda VTC-300. Este motor pode produzir cerca de 30 cv, no entanto, com um turbocompressor pode chegar próximo de 45 cavalos.
Nas imagens 3D não é possível identificar um turbocompressor, mas a carenagem lateral elaborada pode ter sido desenhada para escondê-lo.
Com este ritmo “acelerado de lançamentos” de novos modelos da Benda nos últimos meses, é provável que a VTR-300 Turbo seja apresentada oficialmente ainda este ano para fazer sua estreia no mercado europeu.
Após o seu lançamento, o modelo poderia concorrer com a KTM RC 390, Yamaha R3, Ninja 300 ou Honda CB250RR.
Quanto a saber se nós poderemos comprar uma, a Benda Motorcycle já tem uma pequena rede de revendedores na Europa e os planos da empresa parecem ser globais e não só focados no mercado chinês e europeu. Quem sabe algum dia ela desembarca por aqui. É esperar para ver.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário