Suspensão eletrônica é novidade na Kawasaki ZX-10R SE 2019

Modelo, que chega às concessionárias no fim do mês, possui conjunto de suspensão desenvolvido no Mundial de Superbike

Por Gabriel Carvalho

A Kawasaki apresenta a Ninja ZX-10R SE 2019 com uma novidade vinda diretamente do Mundial de Superbike de 2017, quando a fabricante foi campeã com Jonathan Rea: o conjunto de suspensão eletrônica.

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São três as opções de atuação para a dianteira e a traseira (Road, Track e Manual). Além disso, o conjunto da Showa incorpora o sistema de Controle Eletrônico de Suspensão (KECS, Kawasaki Electronic Control Suspension). A tecnologia, desenvolvida pela Kawasaki, possui sensores e solenoides integrados às unidades de suspensão. Com isso, segundo a fabricante, o sistema atua de maneira discreta e altamente eficiente.

Os sensores fornecem as informações coletadas em tempo real para a central eletrônica da moto (ECU), junto com os dados da central inercial IMU (inclinação em aceleração ou desaceleração) e da injeção eletrônica (velocidade da motocicleta). A central combina os dados recebidos e envia para os solenoides, que ajustam o amortecimento de acordo com a situação.

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No modo Manual, são 15 níveis de configuração para compressão e 15 para retorno, selecionadas eletronicamente através do painel de instrumentos. Além das inovações tecnológicas, a Ninja ZX-10R SE ganha rodas de alumínio forjado Marchesini, mais leves e resistentes, grafismos novos e nova cor: Metallic Flat Spark Black.

O modelo chega às concessionárias da marca no fim de agosto com preço público sugerido de R$ 93.990,00.

Ficha técnica Kawasaki Ninja ZX-10R SE

 

DIMENSÕES

 

Comprimento total

Largura total

Altura total

Distância entreeixos

Altura do solo

Altura do assento

Peso (ordem de marcha)

Capacidade do tanque

 

 

2.085 mm

740 mm

1.145 mm

1.440 mm

145 mm

835 mm

208 kg

17 litros

 

PERFORMANCE

 

Potência máxima

 

Potência máximacom Ram Air

 

Torque máximo

 

 

200 cv a 13.000 rpm

 

210 cv a 13.000 rpm

 

11,6 kgƒ.m a 11.500 rpm

 

MOTOR

 

Tipo

Diâmetro x curso

Deslocamento

Taxa de compressão

Alimentação

 

 

4 cilindros em linha DOHC, 16 válvulas, arrefecimento líquido

76 x 55 mm

998 cm3

13,0:1

Injeção eletrônica (47 x 4)

 

TRANSMISSÃO

 

Transmissão final

Número de marchas

Relação de marcha:          1ª

                                      2ª

                                      3ª

                                      4ª

                                      5ª

                                      6ª

Relação de redução primária

Relação de redução final

 

Corrente

6 velocidades

2,600 (39/15)

2,214 (31/14)

1,944 (35/18)

1,722 (31/18)

1,550 (31/20)

1,391 (32/23)

1,681 (79/47)

2,294 (39/17)

CHASSI

 

Tipo

Suspensão:        Dianteira

                                

 

 

 

Traseira

 

 

 

Curso:                  Dianteira

                           Traseira

Cáster

Trail

Ângulo de esterçamento (esq./dir.)

Pneus:                 Dianteiro

                           Traseiro

Freios:                 Dianteiro

 

 

                           Traseiro

                                

 

 

Tubular, diamante

Garfo telescópico upside-down de 43mm de diâmetro Showa Balance Free(BFF) com reservatório externo, controle eletrônico de compressão e retorno de amortecimento KECS, pré-carga de mola ajustável manualmente, com molas do tipo Top-Out

 

Amortecedor Showa Balance Free (BFRC)a gás com reservatório externo, controle de compressão e retorno de amortecimento KECS, pré-carga de mola ajustável manualmente

 

120 mm

114 mm

25°

107 mm

27°/27°

120/70ZR17M/C (58W)

190/55ZR17M/C (75W)

2 discos semi-flutuantes Brembo de 330 mm de diâmetro(efetivo de 304 mm), pinças monobloco de montagem radial Brembo M50 com 4 pistões opostos cada,

1 disco de 220 mm de diâmetro (efetivode 186 mm),
pinça de 1 pistão


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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