Suspensão eletrônica é novidade na Kawasaki ZX-10R SE 2019
Modelo, que chega às concessionárias no fim do mês, possui conjunto de suspensão desenvolvido no Mundial de Superbike
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
A Kawasaki apresenta a Ninja ZX-10R SE 2019 com uma novidade vinda diretamente do Mundial de Superbike de 2017, quando a fabricante foi campeã com Jonathan Rea: o conjunto de suspensão eletrônica.
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São três as opções de atuação para a dianteira e a traseira (Road, Track e Manual). Além disso, o conjunto da Showa incorpora o sistema de Controle Eletrônico de Suspensão (KECS, Kawasaki Electronic Control Suspension). A tecnologia, desenvolvida pela Kawasaki, possui sensores e solenoides integrados às unidades de suspensão. Com isso, segundo a fabricante, o sistema atua de maneira discreta e altamente eficiente.
Os sensores fornecem as informações coletadas em tempo real para a central eletrônica da moto (ECU), junto com os dados da central inercial IMU (inclinação em aceleração ou desaceleração) e da injeção eletrônica (velocidade da motocicleta). A central combina os dados recebidos e envia para os solenoides, que ajustam o amortecimento de acordo com a situação.
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No modo Manual, são 15 níveis de configuração para compressão e 15 para retorno, selecionadas eletronicamente através do painel de instrumentos. Além das inovações tecnológicas, a Ninja ZX-10R SE ganha rodas de alumínio forjado Marchesini, mais leves e resistentes, grafismos novos e nova cor: Metallic Flat Spark Black.
O modelo chega às concessionárias da marca no fim de agosto com preço público sugerido de R$ 93.990,00.
Ficha técnica Kawasaki Ninja ZX-10R SE
DIMENSÕES |
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Comprimento total Largura total Altura total Distância entreeixos Altura do solo Altura do assento Peso (ordem de marcha) Capacidade do tanque
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2.085 mm 740 mm 1.145 mm 1.440 mm 145 mm 835 mm 208 kg 17 litros
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PERFORMANCE |
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Potência máxima
Potência máximacom Ram Air
Torque máximo
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200 cv a 13.000 rpm
210 cv a 13.000 rpm
11,6 kgƒ.m a 11.500 rpm |
MOTOR |
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Tipo Diâmetro x curso Deslocamento Taxa de compressão Alimentação
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4 cilindros em linha DOHC, 16 válvulas, arrefecimento líquido 76 x 55 mm 998 cm3 13,0:1 Injeção eletrônica (47 x 4)
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TRANSMISSÃO |
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Transmissão final Número de marchas Relação de marcha: 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª Relação de redução primária Relação de redução final |
Corrente 6 velocidades 2,600 (39/15) 2,214 (31/14) 1,944 (35/18) 1,722 (31/18) 1,550 (31/20) 1,391 (32/23) 1,681 (79/47) 2,294 (39/17) |
CHASSI |
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Tipo Suspensão: Dianteira
Traseira
Curso: Dianteira Traseira Cáster Trail Ângulo de esterçamento (esq./dir.) Pneus: Dianteiro Traseiro Freios: Dianteiro
Traseiro
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Tubular, diamante Garfo telescópico upside-down de 43mm de diâmetro Showa Balance Free(BFF) com reservatório externo, controle eletrônico de compressão e retorno de amortecimento KECS, pré-carga de mola ajustável manualmente, com molas do tipo Top-Out
Amortecedor Showa Balance Free (BFRC)a gás com reservatório externo, controle de compressão e retorno de amortecimento KECS, pré-carga de mola ajustável manualmente
120 mm 114 mm 25° 107 mm 27°/27° 120/70ZR17M/C (58W) 190/55ZR17M/C (75W) 2 discos semi-flutuantes Brembo de 330 mm de diâmetro(efetivo de 304 mm), pinças monobloco de montagem radial Brembo M50 com 4 pistões opostos cada, 1 disco de 220 mm de diâmetro (efetivode 186 mm), |
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