O autódromo de Interlagos recebeu, no último fim de semana, 43 motocas de grande porte da marca Triumph para o primeiro passo rumo à realização do Daytona Cup, competição criada pelo Grupo Izzo — distribuidor exclusivo da marca Triumph no Brasil — para pilotos amadores, donos do modelo Daytona 955i.
No sábado e domingo, os inscritos para o evento inédito no país participaram de uma Escola de Pilotagem, a qual contou com a presença e comando de pilotos ilustres, como Leandro Panadés, do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, e o jornalista e ex-competidor Geraldo Tite Simões. “Conhecer a pista, o traçado e depois o equipamento. Esses foram os ensinamentos básicos que passamos aos motociclistas”, disse Tite ao MOTO.com.br.
“Tenho certeza de que os pilotos tiraram bom proveito das aulas e vão estar em boa forma para a primeira etapa do certame”, apostou o vice-campeão Brasileiro de 1999, categoria 125cc Especial.
Tite afirmou ainda ser um franco apoiador da iniciativa do Grupo Izzo, que idealizou a Copa Daytona para estimular a motovelocidade no Brasil e colocar as motos de corrida em seu local apropriado para rodar. “Essas máquinas são muito velozes. Se a pessoa não utilizá-las em um circuito, certamente irá se arriscar nas estradas. Por isso, é muito válido esse tipo de trabalho, de abrir o caminho para o lazer e aventura num autódromo”.
Parceira do Daytona Cup, a Alemão Rodas e Pneus também esteve presente no circuito paulista, tomando conta de um box inteiro com os compostos da Metzeler. “O pneu é um dos principais itens de segurança, então foi imprescindivel o nosso comparecimento”, falou Gregory Douglas Ross, mais conhecido por Alemão da Silva.
O dono da loja de pneus também não poupou elogios ao trabalho promovido pelo Grupo Izzo. “Estamos assistindo ao nascimento de um belo evento, o qual contará com nosso forte apoio em todas suas etapas’, destacou.
Quanto aos protagonistas do Daytona Cup, adoraram a oportunidade de conhecer e acelerar no famoso traçado de mais de 4 km de extensão. “Guiar nesta pista nos deu uma sensação maravilhosa”, surpreendeu-se Joel Jr., empresário de 33 anos. “Essa tem sido uma iniciativa legal e muito bem vinda, pois agora eu tenho maior segurança para explorar os limites de minha moto, algo que não possuia nas estradas”, ressaltou.
Marcelo Coutinho, que tem a Daytona 955i como sua moto de número sete, foi outro que aproveitou os dois primeiros dias na pista. “Não vejo a hora de voltarmos a acelerar. Desde criança eu curto velocidade, mas agora o anseio vem sendo maior”.
Nos dois dias de Escola de Pilotagem, as atividades tiveram início às 8h, com um café da manhã. Na seqüência, um briefing com os pilotos foi realizado para a divisão de turmas e preparação para as aulas práticas. No periodo da tarde, uma nova reunião, esta para avaliar o desempenho dos competidores, que encerrariam seus trabalhos com a tomada de tempos em dois treinos livres.
Ao todo, 42 motociclistas rodaram com seus equipamentos, sendo 33 motos 955i, oito Buell e uma Triumph Tiger. “Fizemos uma festa de abertura do torneio, portanto, todos os tipos e modelos da Triumph puderam comparecer ao circuito nesta etapa”, disse Affonso de Martino, gerente de vendas da Triumph.
Com a supervisão da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), o Daytona Cup será composto de três etapas, todas no circuito de Interlagos. A primeira delas acontecerá no mês de junho, nos dias 24 e 25.
Prova do compromisso em realizar um torneio de seriedade, o Grupo Izzo disponibilizou um kit esportivo para cada participante, a fim de adaptarem suas motocicletas para as corridas. No conjunto há rabeta monoposto, carenagem superior fechada, carenagem inferior com spoiler integrado, ponteira esportiva alta, protetores laterais "slider", pedaleiras do piloto esportivas, módulo auxiliar de injeção "powercomander", ajustadores da suspensão dianteira e amortecedor de direção — quem participar de todas as etapas poderá ficar com o kit.
Programação do Daytona Cup:
24 e 25 de junho: 1ª etapa
5 e 6 de agosto: 2ª etapa
9 e 10 de outubro: 3ª etapa
Confira a ficha técnica do modelo utilizado no campeonato:
Triumph Daytona 955i
MOTOR
Tipo: 4 tempos, DOHC, 3 cilindros em linha, refrigerado a água.
Cilindrada: 955 cc
Diâmetro x Curso: 79 x 65 mm
Taxa de compressão: 12,0:1
Potência: 149 cv (a 10.700 rpm)
Torque: 100 Nm (a 8.200 rpm)
Injeção: Eletrônica multiponto seqüencial
Ignição: Digital - Indutiva - Via Sistema Eletrônico de Gerenciamento de Motor.
TRANSMISSÃO
Tipo: 6 marchas
Transmissão primária: Engrenagens
Transmissão secundária: Corrente tipo x-ring
Embreagem: Multidisco banhado a óleo
CHASSI
Quadro: Alumínio
Balança: Braço duplo, liga de alumínio, com regulagem linear de corrente.
SUSPENSÕES
Dianteira: Garfo telescópico de 45 mm, com molas duplas com ajuste de carga.
Traseira: Monoamortecida com ajuste de carga da mola e retorno do hidráulico.
FREIOS
Dianteiro: Disco duplo de 320 mm, com pinças de 4 pistões.
Traseiro: Disco simples de 220 mm, com pinças de 2 pistões.
PNEUS E RODAS
Roda dianteira: Liga leve, aro 17 x 3,5 polegadas.
Pneu dianteiro: 120/70 ZR 17
Roda traseira: Liga leve, aro 17 x 6,0 polegadas.
Pneu traseiro: 190/50 ZR 17
DIMENSÕES E PESOS
Comprimento: 2.072 mm
Largura: 725 mm
Altura: 1.165 mm
Distância entre eixos: 1.426 mm
Altura do assento: 815 mm
Tanque de combustível: 20,8 litros
Peso a seco: 191 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima: 270 km/h
Aceleração de 0 a100 km/h: 2,9 segundos
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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