Com a já conhecida justificativa de se buscar a redução do alto índice de acidentes envolvendo motociclistas, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) anunciou ontem que, a partir do dia 11 de fevereiro, os condutores de veículos de duas rodas não poderão trafegar pelas pistas expressas das Marginais Pinheiros e Tietê, em São Paulo.
A única exceção será o trecho final da Marginal Pinheiros no sentido Interlagos, onde não há divisão de pista expressa e local. “As medidas visam à segurança e o bem-estar dos 650 mil motociclistas que circulam diariamente na capital”, explicou o prefeito.
“É importante frisar que o tráfego de motos não está proibido nas marginais, pois isso seria um erro. As pistas locais estão à disposição dos motociclistas e terão melhores condições de segurança durante o tráfego. Eu acredito que essas medidas serão muito bem recebidas por eles”, ressaltou Kassab.
Outra medida anunciada diz respeito ao teste de implementação de uma faixa exclusiva para motos na avenida 23 de Maio, principal corredor de ligação entre a zona sul e o centro da cidade.
A faixa será avaliada entre os dias 21 e 25 de janeiro e funcionará nos dois sentidos da via, à esquerda, entre os viadutos Tutóia e Pedroso, das 10h às 16h. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), cerca de dois mil motociclistas percorrem a avenida no horário escolhido para o teste.
Para defender a proibição de motos nas marginais, a CET informou que nas pistas expressas ocorrem três vezes mais acidentes do que nas locais. "Como as pistas locais têm uma velocidade menor, de 70 km/h, elas são mais seguras para o tráfego de motociclistas”, afirmou Roberto Scaringella, presidente da Companhia.
Embora ainda não tenha um número exato, a CET estima que no ano passado houve uma média de 74 acidentes por mês nas duas marginais.
Caso a nova medida da Prefeitura seja desrespeitada, o motociclista infrator receberá uma multa de R$ 85, além de quatro pontos na carteira de habilitação.
Equipe MOTO.com.br
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