A motocicleta está se transformando em vilão

Administração pública está criando polêmicas para aos poucos limitar o número de motocicletas no país.

Por Bruno Rocco

Claudia Daflon e Jovi Marcos

São dezenas de notícias que evidenciam as motocicletas como o grande problema da nossa sociedade. Ora por conta dos crimes cometidos por usuários de motos, ora por um injustificado aumento nos índices de acidentes de motos, mesmo que esses números sejam questionáveis.

O fato é que a motocicleta, para alguns, passou da categoria de veículo, para uma ferramenta abertamente marginalizada. No Rio de Janeiro, dois casos de crimes envolvendo motos contra pessoas famosas, foram o suficiente para o Governador do Estado iniciar um debate sobre novas proibições para o uso de motocicletas com garupas, a exemplo de regras impostas na Colômbia.

Já em São Paulo, Projetos de Lei que têm como objeto a motocicleta, seguindo modelos também aplicados na Colômbia , tem causado grandes discussões de segurança pública.

Segundo esses Projetos de Lei, os motociclistas devem utilizar coletes e capacetes com a placa do veículo neles estampada. Isso tudo em meio a aplicação tumultuada das novas normas do Denatran que regulamentam o uso de capacetes (Resolução 203) para todos os usuários, o uso de capacetes e baús (Resolução 219) para usuários que trabalham com o veículo, e ainda as novas regras específicas para placa desses veículos e seus similares (resolução 231), que entraram em vigor a partir do dia 01/01/2008.

De item de segurança, o capacete esta passando a ser o causador de diversos debates controversos. Agora, em diversas partes do país, quadrilhas estão se especializando em fraudar o selo de qualidade do INMETRO. O que antes servia para atestar ao motociclista a qualidade de um produto para sua segurança, agora se tornou um produto paralelo no mercado negro.

Sem fiscalização, a bandidagem agradece ao novo nicho de mercado criado pelos nossos órgãos bastante competentes. Os acidentes são a principal desculpa para aumentos abusivos de taxas, além do DPVAT (Seguro Obrigatório) sofrer aumento de 265,3% nos últimos três anos.

Diversos Estados estão discutindo a cobrança de pedágios para motos, ou sua proibição. De proibição em proibição, questionáveis e inconstitucionais, a administração pública vai criando polêmicas e meios para limitar os usuários de motocicletas em todo o país.

Mas o foco do atual problema social, a total falta de estrutura da segurança pública, está muito longe de ser enxergado e discutido.

Os “motonautas” Claudia Daflon e Jovi Marcos participaram do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br. Para mandar sua notícia, clique aqui. 

Fonte:
Moto Repórter

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