Seguro para motocicletas cresce no país
Seguradoras estão de olho no mercado das duas rodas e criam apólices até para motos de baixa cilindrada
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Parece que as seguradoras de veículos estão olhando de modo diferente para o motociclista e dando a devida atenção que esse consumidor merece. A questão do seguro para motos apareceu em um dos painéis no II Workshop - Especial Segurança, promovido pela Abraciclo (associação dos fabricantes de motos), em São Paulo (SP).
Durante os debates, o diretor da Porto Seguro, Marcelo Sebastião, afirmou que a cobertura para as motocicletas são semelhantes às dos automóveis, inclusive no caso de enchente e esse serviço já está disponível para motocicletas a partir de 90 cilindradas.
“O mercado de seguros de motos está aquecido. Apenas de janeiro a abril de 2010 foi registrado um crescimento de 0,24% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2011 esse crescimento já saltou para 18,13%”, afirma. Sebastião destaca ainda que esse número ainda pode subir para cerca de 30% em 2012.
O crescimento de motos seguradas no país também deve refletir no custo das apólices. Segundo a Fenaseg (federação das seguradoras), em 2008, a contratação de um seguro para uma motocicleta de 250 cm³ girava em torno de 25% do seu valor. Hoje esse percentual fica entre 5% e 15% do preço da motocicleta.
A frota nacional de veículos de duas rodas é estimada em 16,5 milhões, e a estimativa do mercado é de que apenas 223.688 possuem seguro, mostrando o grande potencial e a importância desse segmento para as companhias de seguros.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário