Murillo Ghigonetto
As vendas de motocicletas no varejo cresceram 25,29% no acumulado de 2008, se comparado com o mesmo período de 2007, segundo dados de emplacamentos divulgados recentemente pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veiculos Automotores).
O resultado mostra que esses números já representam um volume de 284.548 unidades emplacadas, ou nada menos que 57.442 unidades a mais em comparação ao mesmo período de 2007. A meta para este ano, segundo as previsões da entidade, é fechar o ano com 2.108.572 de motocicletas vendidas.
Apesar do crescimento, o balanço mostrou também uma queda de 4,48% nas vendas entre janeiro e fevereiro deste ano, com 145.534 de emplacamentos em janeiro contra 139.014 em fevereiro. Apesar disso, para o presidente da entidade, Sérgio Reze, essa queda não é preocupante. “Fevereiro é um mês atípico, pois tivemos um feriado prolongado e menos dias úteis de trabalho”, explica.
Para ele, os resultados obtidos já neste começo de ano são prova não apenas do crescimento do setor como um todo, mas também da estabilidade econômica alcançada pelo país nos últimos meses.
“O Brasil vem atravessando uma ótima fase e esse é um dos vários fatores que nos levaram a esses números. Tivemos duas crises muito fortes recentemente envolvendo os Estados Unidos, e mesmo assim nosso país não foi atingido; uma prova de que nossa economia está fortificada”, destaca.
Um outro fator apontado por Reze para explicar todo esse crescimento é a chegada de novas marcas chinesas ao mercado, que vêm oferecendo produtos mais baratos que a concorrência japonesa. “Hoje temos cerca de dez montadoras chinesas se estruturando no país, alguma delas até com suas fábricas em fase final de construção. São novas marcas que estão investindo em nosso mercado e que, tenho certeza, irão dar trabalho às montadoras japonesas líderes do mercado”, prevê.
Populares em alta
Apesar de todo esse crescimento ter atingido a marca dos 25,29%, a participação das montadoras no mercado interno mais uma vez não sofreu nenhuma alteração. As três maiores fabricantes em número de emplacamentos continuam sendo Honda, Yamaha e Suzuki, com 72,44%, 12,05% e 6,95% de participação no mercado, respectivamente.
A liderança absoluta em vendas também continua inalterada, com a Honda encabeçando a lista nas primeiras posições com a CG 150 e a CG 125 como os veículos mais vendidos do Brasil. A primeira já acumula 67.952 unidades comercializadas, e a segunda 56.349 no período entre janeiro e a primeira semana de março.
A Yamaha aparece apenas em quinto lugar, com a YBR 125. O modelo street da marca dos diapasões já acumula 17.920 unidades comercializadas e permanece atrás de Honda Biz, com 34.988, e NXR 150, com 19.679.
Participação das marcas no acumulado de 2008:
Honda: 72,44%
Yamaha: 12,05%
Suzuki: 6,95%
Sundown: 5,20%
Outras: 3,36%
Os dez modelos mais vendidos no acumulado do ano:
1) Honda CG 150 (67.952 unidades)
2) Honda CG 125 (56.349)
3) Honda Biz (34.988)
4) Honda NXR 150 Bros (19.679)
5) Yamaha YBR 125 (17.920)
6) Honda CBX 250 Twister (13.707)
7) Honda POP 100 (13.640)
8) Suzuki EN 125 Yes (12.179)
9) Yamaha XTZ 125 (5.169)
10) Honda XR 250 Tornado (5.007)
Agência Infomoto
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