Scooter de uso urbano com DNA fora de estrada já é uma forte tendência
A Peugeot mira no Honda ADV 350 e pode estar trabalhando em um modelo de scooter aventureiro de 400 cc.
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione
A ideia de um scooter de uso urbano com características aventureiras para fora de estrada, teria parecido insana a alguns anos atrás, mas o lançamento da Honda X-ADV750, criou tendência e está provocando uma série de concorrentes a criar modelos semelhantes com uma variedade de motores de diferentes cilindradas.
O conceito de alguns modelos foram criados para uso urbano, mas com capacidade para o fora de estrada. Robustos e com suspensão mais resistente, não é uma ideia totalmente nova, a série CT Trail CUB da Honda existe desde 1964 (ver nota), então acho que podemos dizer que o modelo foi pioneiro neste “segmento aventureiro”.
O lançamento do X-ADV de 745 cc da Honda logo foi seguido pelo menor ADV 150 e atualmente o ADV 350, além dos outros concorrentes, incluindo o DT X360 da Kymco, e o SR GT de 200 cc da Aprilia. Todos eles combinam resistência para uso leve no fora de estrada e aventura, mantendo a praticidade no uso urbano, segmento que vem crescendo e ganhando adeptos em todo o mundo.
E para não ficar de fora da aventura, a Peugeot registrou na Europa recentemente patentes de design de sua própria ideia de um scooter urbano com toque mais versátil.
Imagens do modelo na internet indicam que a Peugeot pode estar preparando uma versão própria, usando o motor de 399 cc do seu modelo de três rodas, o Metropolis 400.
As linhas de design do scooter da Peugeot, mostram a inspiração de aventura mais do que aparente, com linhas retas e marcantes, rodas com raios e maior distância do solo, embora o tubo do escapamento muito baixo pareça que pode tocar o solo se passar em uma lombada ou no fora de estrada em algum obstáculo mais alto.
Mas como a foto do modelo na internet é uma imagem de CAD, acredito que o escapamento tenha sido posicionado incorretamente por descuido na montagem da foto e por isso está muito baixo. (Se não for isso, é um grave erro de projeto)
O motor e transmissão parecem idênticos aos da moto de três rodas, o Peugeot Metropolis 400, então o desempenho provavelmente deve ser o mesmo. Monocilíndro, SOHC (Comando de válvulas simples no cabeçote) com 35,6 cv a 7.250 rpm e 38,1 Nm a 5.750 rpm, refrigerado a água.
Na imagem pode-se ver uma suspensão dianteira com garfo invertido, roda dianteira com raios, provavelmente aro 14” polegadas, a roda traseira parece um pouco menor, talvez aro 13” polegadas e discos de freio dianteiros duplos. Para mim o assento parece curto, principalmente se comparado à distância entre eixos que é relativamente longa, e sem muito espaço de armazenamento abaixo dele.
Além das imagens de internet e do motor que provavelmente vai ser o mesmo de um modelo 400 cc de três rodas da Peugeot, ainda não existem mais informações técnicas detalhadas sobre o novo scooter aventureiro. Vamos aguardar sua evolução como possível novo projeto da marca francesa e a sua divulgação.
Nota: O conceito da série CT Trail CUB 50 produzido pela Honda em 1964, partiu de um modelo CT 100 Trail 50 modificado para uso fora de estrada, desenvolvido em 1961 por um concessionário da Honda América em Idaho. O gerente da concessionária enviou a versão modificada para a Honda no Japão, com um pedido para construir uma versão de produção da adaptação para uso fora de estrada. O modelo atualizado é fabricado até os dias de hoje com motor 125 cc.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário