Sarachú lança escapes esportivos com catalisador

Os catalisadores provaram ser capazes de absorver até 98% dos gases poluentes emitidos pelas motocicletas.

Por André Jordão

A Sarachú, fabricante de escapamentos esportivos para motocicletas que atua no mercado brasileiro desde 1970, apresentou novidades em seu estande no Salão Duas Rodas. A empresa lançou no evento seus primeiros escapamentos equipados com catalisador, para equipar os modelos Honda Biz 125 e Yamaha Fazer 250ie, e um novo modelo de escapamento desenvolvido para atender a nova Honda CB 300R. “Estamos mostrando no Salão Duas Rodas nossos primeiros modelos de escapamentos com catalisador, para atender motocicletas com motores de até 300 cc. Nos próximos meses, vamos colocar no mercado outros modelos para motos com cilindrada superior”, explica Sônia Castroviejo, diretora da Sarachú.

De acordo com ela, os novos escapamentos com catalisadores foram desenvolvidos para atender às normas do Promot 3  (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). “O catalisador é uma das formas mais eficientes para os fabricantes e importadores de motocicletas atingirem as metas de emissões de gazes poluentes estipuladas pelo programa”, acrescenta a executiva.

Os novos catalisadores da Sarachú são de três vias, similares aos utilizados nos automóveis, foram desenvolvidos com tecnologia francesa e são produzidos à base de metais preciosos. De acordo com o fabricante, em testes de laboratórios, os catalisadores provaram ser capazes de absorver até 98% dos gases poluentes emitidos pelas motocicletas.

O escapamento criado para a nova Honda CB 300R, além de já contar com a tecnologia do catalisador, é construído artesanalmente, o que garante a qualidade do produto. Com design esportivo, a ponteira do escapamento pode ser produzida em alumínio polido, alumínio anodizado (é feito um tratamento para colorir o alumínio), aço inox ou fibra de carbono.

Como todos os escapamentos produzidos pela Sarachú, o novo sistema de escape completo criado para a Honda CB 300R aumenta a potência gerada pelo seu motor de 300 cc, que salta de 18,3 cv a 8.000 rpm para 19,2 cv com o equipamento. “Nossos escapamentos contribuem para melhorar o desempenho das motos, além de conferir um visual mais esportivo para o modelo”, afirma Sônia.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br