São Paulo reduz em 32% o número de mortes em acidentes de trânsito

Segundo dados do Infosiga, estado contabiliza 2.372 vidas salvas desde 2010

Por Thiago Dantas

Dados apresentados pelo Infosiga, o sistema de informações de acidentes de trânsito do estado de São Paulo, o estado de São Paulo registrou uma queda de 32% dos óbitos em acidentes de trânsito nos últimos 10 anos.  O resultado é de 2.372 vidas salvas desde 2010. 

Desse número, 55% referem-se às ocorrências nos municípios e 45% nas rodovias. Já a queda nas fatalidades a nível nacional foi de 22%. 

O índice de redução paulista é próximo da meta de 50% estabelecida pela Organização das Nações Unidas, na chamada Década da ONU. A entidade realiza entre os dias 6 e 12 de maio a 6ª Semana Mundial sobre Segurança no Trânsito. Foi em maio que a ONU decretou a Década de Ação para salvar vidas no trânsito. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio no mundo todo e tem como objetivo diminuir os riscos de acidentes por meio de ações baseadas em evidências científicas.

Levando em conta os dados do Infosiga SP, os acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do estado de São Paulo, apontaram que 94% dos acidentes inclui falha humana. 

É importante ressaltar, que no primeiro trimestre de  2021, 85% dos acidentes fatais na capital paulista envolveram motocicletas, e a maior parte das vítimas são homens, de 18 a 24 anos, apontam os dados do Infosiga. 

Para reduzir os acidentes de trânsito, é necessário diversas iniciativas, como: redução de velocidade ou adequação de velocidade para as vias,a fiscalização de trânsito e a conscientização. “Uma postura cidadã e preventiva é fundamental para um trânsito mais humano e seguro. A mudança de comportamento é um elemento chave”, afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br