Salão Duas Rodas está abrindo suas portas
Maior evento do setor no Brasil e na América Latina traz diversas novidades, confira!
Por André Jordão
Por André Jordão
Arthur Caldeira e Aldo Tizzani
O Salão Duas Rodas 2009, que abre ao público hoje, quarta-feira, e vai até 12 de outubro, está repleto de novidades, entre novos modelos de motocicletas, equipamentos de segurança e acessórios para motos e motociclistas. A 10ª edição conta com 443 expositores, além disso, há uma grande área externa com test-drives, show de motocross freestyle e wheeling. Acompanhe os principais lançamentos do setor de duas rodas.
Traxx
A subsidiária brasileira do China South Group, que entre outras marcas produz as motos Jialing, apresentou uma nova motocicleta urbana e utilitária para o mercado nacional: a Work 125. Chamada de “pé de boi” pela própria empresa, apesar do nome, a Work 125 tem motor de 133 cm³, que produz 11,2 cv de potência máxima e atinge 95 km/h de velocidade máxima. Até o final deste ano, a nova Work deve estar nas concessionárias da marca com preço de R$ 4.299.
Muitos outros modelos estavam expostos no estande da marca, até mesmo a JH-600 da Jialing que não deve ser comercializada no Brasil por enquanto. Outra grande novidade foi a Joto Flex, que tem injeção eletrônica e sistema bicombustível desenvolvido pela Delphi. Exposta no estande da Traxx no Salão Duas Rodas, a Joto Flex, porém, só deve começar a ser comercializada no segundo semestre de 2010.
Yamaha
Ocupando uma grande área na rua principal do Salão, a Yamaha encontra-se em frente ao estande da rival Honda. Bem montado e temático, a marca dos três diapasões traz algumas atrações e outras decepções para os fãs da marca. As estrelas são a nova Yamaha YZF R1 2010 e a nova V-Max, de 200 cv de potência máxima. A decepção fica por conta da ausência da nova Ténéré XTZ 660 que, segundo alguns executivos da marca, está sendo testada no Brasil, mas ainda não tem uma data confirmada para o início de sua comercialização no país.
Por outro lado, a empresa confirma a chegada da nova versão da superesportiva R1, equipada com um revolucionário motor de virabrequim crossplane. Em janeiro do próximo ano chegam as primeiras unidades importadas oficialmente, já ano e modelo 2010. Enquanto isso, a musculosa custom V-Mx e seu motor de quatro cilindros em “V” de 1.700 cc deve chamar a atenção dos apaixonados pela moto. Por enquanto os motociclistas brasileiros vão apenas poder apreciar as linhas da moto, já que as vendas do modelo que deveriam se iniciar em 2010 foram prorrogadas e não têm data definida. Os fãs de Valentino Rossi têm ainda a presença de uma YZR M1 2008, moto com a qual o italiano foi campeão mundial de Moto GP no ano passado.
No segmento de baixa cilindrada, a Yamaha reservou uma surpresa aos motociclistas fãs de futebol: há quatro YBR 125 Factor pintadas nas cores de Corinthians, Palmeiras, Portuguesa e Santos. Mostradas apenas como “pesquisa de mercado”, ao menos uma delas deve chegar às lojas: a Factor 125 nas cores do alvinegro paulista. Um dos executivos da marca revelou que é praticamente certa uma edição da 125cc comemorativa ao centenário do Corinthians, que será comemorado em 2010.
Kasinski
A marca recém adquirida pela CR Zongshen, joint venture sino brasileira, apresentou diversos novos modelos no Salão Duas Rodas 2009. A nova “Kasinski”, como fez questão de frisar Claudio Rosa, diretor presidente da empresa, teve como principal destaque a nova custom Mirage 150 cc. Equipada com motor Piaggio Zongshen, o novo modelo tem rodas de liga leve e freio a disco apenas na dianteira. Manteve ainda a alimentação por carburador que produz 13,4 cv de potência máxima. O preço sugerido é de R$ 5.990, mas até o final deste ano tem preço promocional de R$ 5.390, assim como outros modelos.
As motos Mirage de 250 e 650cc, assim como os modelos Comet 250 e 650cc, já trazem injeção eletrônica para 2010. Uma Comet 150, também com motorização Zongshen, vem substituir a urbana Seta, antes vendida pela “antiga” Kasinski. Outros lançamentos são o scooter Prima 150cc e a linha CRZ 150, na versão trail (R$ 6.290) e supermotard (R$ 7.290), que também têm motor Zongshen de 150cc, mas com refrigeração líquida.
Sundown
A desconfiança que ronda o futuro da Sundown no mercado de duas rodas neste ano de crise e queda nas vendas não era à toa. “Por pouco não quebramos neste ano”, afirmou o presidente Walther Biselli. O executivo da marca, porém, fez questão de ressaltar que um grande corte de custos e outros ajustes dentro da empresa evitaram o pior e garante que a Sundown quer voltar a crescer. Anunciou para isso a nova versão da custom V-Blade 250cc. Agora equipada com injeção eletrônica. “O novo visual e o upgrade de tecnologia vêm junto com um novo parceiro que produz a V-Blade, já que o modelo antigo era feito pela chinesa Zogshen, agora concorrente no mercado brasileiro”, explicou.
Outro lançamento é o belo scooter Outlook com motor de 150 cc com refrigeração líquida que produz 13 cv de potência. Equipado com câmbio automático (CVT), um dos diferenciais do Outlook são suas rodas aro 16 polegadas. As novas STX com motor de 125cc e as novas versões das STX 200 também fizeram sua aparição no Salão.
Kawasaki
A marca japonesa fez mistério, mas apresentou boas surpresas. Além disso, participa do Salão Duas Rodas 2009 de igual para igual perante a concorrência, ocupando um grande e chamativo estande na “rua” principal do Anhembi. A “Kawa” trouxe quatro boas novidades. A primeira é a ER-6n, lançada ano passado no mercado internacional, e que chegará no primeiro trimestre de 2010 já fabricada no Brasil. O modelo naked de 72 cv de potência máxima – motor de dois cilindros paralelos - terá, segundo Vitor Klizas, diretor da Kawa, “um preço bastante competitivo”, em função de ser montada no País.
Já a superesportiva ZX-10R está fazendo seu lançamento mundial no salão de São Paulo. O modelo recebeu um face-lift, como novas entradas de ar, grafismo e escapamento, que diminuiu o nível de emissão de poluentes. A Kawa trouxe a também a remodelada ZX-6R, a Vulcan 900 Custom, no melhor estilo dark – pintura em preto fosco e rodas pintadas de preto, além da D-Tracker X, uma autêntica supermotard. Conta com motor monocilíndrico de 249 cc de capacidade cúbica, que gera 22 cv de potência máxima. A D-Tracker X conta com garfo invertido na dianteira e disco de freio simples em ambas as rodas.
Dafra
Depois de lançar a CUB Zig e o scooter Smart 125, a Dafra apresentou a Apache RTR 150, fruto da parceria com a empresa indiana TVS. A nova moto street do line up da montadora brasileira conta com design esportivo, traduzido pela pequena carenagem que envolve o painel de instrumentos. O modelo, que está equipada com motor monocilíndrico de 150 cc de capacidade cúbica, OHC (comando simples no cabeçote), carburado, que gera 13,4 cv a 7.500 rpm, será montado em Manaus (AM) a partir do primeiro trimestre de 2010. O preço sugerido não foi divulgado pela Dafra. Além da Apache RTR 150, a marca oferece uma grande atração ao público: o Cimena 4D.
O visitante entra numa sala de projeção, escolhe uma das 27 motos da marca que estão no cinema, coloca um capacete, um óculos 3D, e faz um passeio por um circuito bastante divertido que leva o “motociclista” a rodar pelas ruas e avenidas da cidade de São Paulo, enfrentando o trânsito, além de trechos virtuais, que lembram uma montanha-russa. Água e vento no rosto fazem parte da diversão e aumentam o realismo do passeio virtual.
Honda
A Honda não trouxe nada de novo, nem mesmo a tão esperada Transalp XL 700V. No meio de sua renovada, mas conhecida linha 2010, uma moto de concepção futurista chama a atenção. A EVO6 foi apresentada no Salão de Tóquio de 2007. O radical modelo usa o mesmo motor da grã-turismo GL 1800 Gold Wing, ou seja, um propulsor de seis cilindros opostos de 1.832 cm³. Como grande diferencial, a moto traz transmissão automática com dois modos de funcionamento: totalmente automático ou outro manual, no qual o piloto seleciona as marchas por meio de botões posicionados no punho esquerdo.
A EVO conta com suspensão invertida, freios a disco em ambas as rodas (na traseira foi montado junto ao cubo da roda). Já que o assunto é freios, a EVO6 adota dois sistemas de frenagem, o tradicional ABS, aliado ao DCBS (Dual Combined Brake System). Já a traseira conta com suspensão monobraço, na qual estão fixados dois amortecedores a gás. O escape é um 6x3. A montadora não confirma, mas o modelo deve ser produzido em série no exterior a partir de 2010. Porém os visitantes afoitos por novidades da marca japonesa mais uma vez se decepcionarão: assim como na última edição, realizada em 2007, a Honda não trouxe nenhum novo modelo para o Salão Duas Rodas.
MVK
Duas boas notícias da marca. A primeira é que a MVK fará um investimento de R$ 32 milhões na construção de uma fábrica no Pólo Industrial de Manaus (AM). Para quem não sabe, a MVK representa no Brasil as motos da chinesa Regal-Raptor. Destaque para a chopper Spyder CVT, que está equipado com o sistema de Transmissão Contínua Variável. Esta chopper conta com motor carburado de 270 cm³, que gera 20,8 cv de potência máxima. A Spyder CVT é a única moto custom do salão equipada com transmissão CVT. Outras atrações ficam por conta de modelos Regal-Raptor Ghost (custom esportiva) e Black Jack (no melhor estilo “old school”), além de um modelo customizado pela própria MVK.
FOTOS: Gustavo Epifanio
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário