Royal Enfield revela sua nova moto: Scram 411
A Scram 411 é a versão despojada da Himalayan. Revelada na Índia deve chegar ao Brasil no final do ano
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A Royal Enfield revelou a Scram 411, uma versão mais despojada da Himalayan, mas que compartilha muitos componentes do modelo atual.
Ela é uma Adventure Crossover multifuncional que combina o DNA aventureiro com o autêntico estilo scrambler. Uma nova subcategoria que é otimizada para agilidade e sempre pronta para enfrentar qualquer desafio. Confira o vídeo de apresentação:
Alguns elementos visuais distinguem a Royal Enfield Scram 411 da atual Himalayan. O farol está mais baixo e mais para dentro e com uma carenagem menor, a estrutura de aço tubular que envolvia parte do tanque de combustível e a frente da Himalayan, foi substituída por duas pequenas laterais com grafismo da marca.
O assento da Scram 411 continua em dois níveis, mas é novo em uma única peça. O para-lama dianteiro alto foi retirado, agora tem somente um mais baixo, próximo a roda.
Em termos de ergonomia, o guidão é largo como o da Himalayan, mas foi reposicionado para ficar mais baixo e mais próximo do piloto. A altura do assento diminuiu 5 mm em relação ao modelo atual, tem 800 mm de altura, e a distância do solo também diminuiu de 220 mm para 200 mm. Isso deve tornar o Scram 411 um pouco mais acessível para pilotos com baixa estatura.
O velocímetro analógico à moda antiga contribui para o estilo Scram e facilita a visualização na visão periférica. O painel de instrumentos digital contém um medidor de distância, hora, medidor de combustível com um aviso de baixa e lembrete de serviço. O sistema de navegação Royal Enfield Tripper está disponível como opção em todas as variantes da Scram 411.
O motor da Scram 411 é idêntico ao da Himalayan, monocilindro refrigerado a ar 4 tempos SOHC, com 411 cc, 24,3cv a 6.500 rpm, torque máximo de 32 Nm a 4.000-4.500 rpm, injeção eletrônica e câmbio de cinco marchas.
A Scram 411 utiliza o mesmo chassi da Himalayan, mas sofreu alteração na suspensão dianteira com uma ligeira redução no curso, de 200 mm para 190 mm. O amortecedor traseiro tem a mesma mola e curso de 180 mm que a Himalayan, embora o amortecimento tenha sido alterado, segundo a fábrica.
Outra mudança é na roda dianteira que no modelo atual da Himalaia é aro 21” polegadas, na Scram 411 foi alterado para aro de 19” polegadas e na traseira permanece 17” polegadas. Segundo informações do fabricante, a mudança da roda dianteira menor vai proporcionar melhor agilidade na pilotagem e também deixar a moto um pouco mais baixa.
Com 7 variações de cores e três variantes, a Scram 411 trouxe inspiração da cultura hip-hop e das ruas noturnas em cidades como Tóquio e Nova Délhi. Além disso, foi desenvolvido uma nova gama de acessórios para proteção, estilo e conforto. Ideais para andar no ambiente urbano e nas escapadelas de fim de semana.
A motocicleta já está disponível para venda na Índia e em meados de 2022 na Europa e países da Ásia, Pacífico, e posteriormente será lançada oficialmente na América do Norte e países da América Latina.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário