Royal Enfield Himalayan chega ao Brasil por R$ 18.990; veja detalhes

Fabricante anunciou também um plano de expansão no país, com inauguração de concessionárias em outras cidades brasileiras

Por Gabriel Carvalho

Ela demorou, mas finalmente chegou ao Brasil. Na última terça-feira (22), na cidade de São Paulo, a Royal Enfield apresentou oficialmente um dos modelos mais aguardados no cenário das duas rodas no Brasil: a Himalayan. 

A trail tão esperada pelo público conta com um propulsor de 411 cm³, tem 25 cv de potência máxima a 6.500 giros e torque máximo de 3,26 kgf.m entre 4.000 e 4.500 giros e câmbio de cinco velocidades, de acordo com os dados divulgados pela fabricante. A Royal Enfield diz que a Himalayan, que possui tanque de 15 litros, tem autonomia de até 450 quilômetros.

O propulsor LS 410 conta com um novo comando de válvulas, que, de acordo com o comunicado da marca, "oferece alto torque e potência utilizável em rotações mais baixas, o que torna a pilotagem suave em marchas mais altas ou velocidades reduzidas, facilitando a subida de ladeiras e manobras no trânsito pesado". Além disso, a Royal Enfield diz que o modelo pode rodar até 10 mil quilômetros entre trocas de óleo.

Com visual e características claramente voltadas para o off-road, a Himalayan também quer ser uma moto para o dia a dia, como explica Claudio Giusti, diretor Geral da Royal Enfield no Brasil.

"A Himalayan abre mais possibilidades de destinos para quem quer ir além das necessidades do dia a dia, mas não tinha confiança para isso. Com a evolução da cultura de motociclismo de lazer no Brasil e a tendência para o turismo de aventura de longas distâncias, a Himalayan se posiciona como o modelo perfeito. É adequada para percursos longos em terrenos difíceis, mas ao mesmo tempo é adaptada para o uso em grandes cidades", disse.

O chassi do modelo é em berço duplo projetado e foi desenvolvido pela Harris Performance. Outra novidade em relação aos modelos já presentes no Brasil é a suspensão monochoque na traseira - na dianteira, garfo convencional. Como era de se esperar em um modelo voltado para o fora de estrada, as suspensões têm longo curso: 200 mm na dianteira e 180 mm na traseira. Os freios, com discos de 300 mm na dianteira e 240 mm na traseira, contam com ABS - que não pode ser desligado.

As dimensões das rodas também contribuem para o off-road, sendo de 21 polegadas na dianteira e 17 na traseira. Questionados sobre a dimensão da roda traseira, os engenheiros da fabricante disseram que o tamanho foi escolhido para privilegiar a tração. Apesar da elevada altura em relação ao solo (220 mm), o assento da Himalayan está a apenas 800 mm do chão, o que torna o modelo acessível a pilotos de menor estatura.

Arun Gopal, diretor de Negócios Internacionais da fabricante, destaca a versatilidade do modelo. "Os modelos de turismo de aventura que atualmente definem esta categoria são muito grandes e acabam não se saindo bem em terrenos como dos Himalaias. São muito pesados, complicados e inadequados para este tipo de região. Projetada sob medida e a partir do zero, a Himalayan é uma motocicleta simples e capaz de ir a qualquer lugar, que vai diversificar o turismo de aventura no Brasil", comentou.

A moto já está a venda e são duas as opções de cores: Granite (preto) e Snow (branco), ambas com preço sugerido de R$ 18.990 (sem frete).

Expansão
Além do lançamento da Himalayan, a Royal Enfield anunciou um plano de expansão da marca no país. "Até o final de 2019, pretendemos expandir nossas operações em todo o Brasil a partir das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mais especificamente em cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba - e obviamente com mais lojas em São Paulo", garante Gopal.

"Além disso, a expansão dos pontos de assistência técnica autorizada será reforçada. Com esta forte rede de parceiros e concessionários, estaremos mais próximos de motociclistas em todo o Brasil, já oferecendo uma motocicleta todo-terreno como a Himalayan. Este modelo introduz a Royal Enfield ao segmento de turismo de aventura e, juntamente com nossos planos de expansão, nos permitirá ser um player ainda mais importante no mercado nacional", finalizou o diretor.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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