Royal Enfield está trabalhando em um novo modelo: Himalayan 450
A Nova Himalayan deve receber um novo chassi e um motor maior
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A Royal Enfield Himalayan 411 chegou ao Brasil em 2019. Desde então virou uma figurinha carimbada na categoria trail, uma das mais concorridas do Brasil. Em 2021, a categoria trail/fun dominou 21,3% do mercado nacional, conforme dados da FENABRAVE.
Mas, na Índia, surgiu uma suspeita que a Royal Enfield estava desenvolvendo uma nova Himalayan mais forte. A princípio, era pensado que usaria os mesmo motores bicilindricos de 650cc das twins, mas essa informação esfriou.
Recentemente, o site indiano Bike Wale, confirmou com suas fontes que a Royal Enfield está desenvolvendo uma nova plataforma, chamada de K1, e um novo motor monocilíndrico com 450 cilindradas com refrigeração líquida. Segundo as fontes, o novo motor deve produzir 45 cv de potência e deve equipar a nova Himalayan 450.
Atualmente, a Himalayan 411 usa um motor de um único cilindro e 411 cm³, refrigerado a ar, que rende 24,5 cv de potência a 6.500 rpm e 3,4 kgf.m a 4.250 rpm.
Ainda não existe uma imagem do modelo, apenas uma projeção gráfica. Apesar do visual mais clean, é possível notar semelhanças com a Himalayan 411, através do farol redondo, a estrutura em volta do tanque e as rodas raiadas.
Falando em rodas, elas devem receber uma configuração de 21 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira. Ainda é especulado que ela deve receber uma versão com pneus sem-câmara, o que sugere uma nova variação da Himalayan 450. Além disso, é possível perceber o garfo no estilo upside-down e uma grande distância em relação ao solo.
O novo chassi de treliça deve ser mais leve que o atual. A posição de pilotagem parece ser confortável com pedaleiras centralizadas e guidão de fácil alcance.
Ainda não se sabe quando será lançada a nova Himalayan 450 na Índia. Devido ao aumento no número de casos do Covid-19 nas fábricas, a Royal Enfield adiou todos os lançamentos, o próximo da fila será da SuperMeteor/Shotgun. Portanto, a Himalayan 450 deve ficar apenas para o ano que vem.
Em relação ao preço, ele deve ficar mais salgado do que na versão atual. Mas, abaixo da Interceptor e Continental GT, as famosas Twins 650.
O que você acha? Esse ganho de potência e possível perda de peso devem dar fôlego para a Royal Enfield Himalayan alcançar novos consumidores? Deixe seu comentário!
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário