Royal Enfield apresenta Meteor 350 com GPS em parceria com Google Maps
Destaque de nova 350 da fabricante é sistema de navegação curva a curva desenvolvido junto com empresa de tecnologia norte-americana
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Nesta sexta-feira (6) a Royal Enfield finalmente apresentou a Meteor 350, lançamento aguardado inicialmente para o primeiro semestre deste ano. Entretanto, a pandemia da covid-19 atrasou os planos da fabricante, que adiou mais de uma vez a revelação da sucessora da Thunderbird 350.
E, como a imprensa indiana já adiantava, a Meteor 350 chega em três versões: Fireball, Stellar, e Supernova. Todas são equipadas com o monocilíndrico de 349 cm³ de cilindrada, que entrega 20 cv de potência máxima a 6.100 giros e 2,76 kgf.m a 4 mil rotações por minuto, com transmissão de cinco velocidades.
A Meteor 350 é equipada com roda aro 19 na dianteira e aro 17 na traseira, suspensão de garfo convencional na dianteira e dois amortecedores com ajuste de pré-carga na traseira.
Já os freios são compostos por um disco de 300 mm na dianteira e um de 270 mm na traseira, com sistema ABS de dois canais. O tanque de combustível tem capacidade para 15 litros e a altura do assento em relação ao solo é de 765 mm. O peso não foi divulgado pela fabricante.
As versões se diferenciam umas das outras por equipamentos extras como windscreen e apoio traseiro para o garupa. Um item comum às três versões da Meteor 350 é algo que a imprensa indiana também antecipou: o sistema de navegação curva a curva. Segundo a fabricante, o recurso foi desenvolvido em parceria com o Google Maps.
O recurso ganhou o nome de Tripper e funciona em conjunto com o app da fabricante para smartphones. O motociclista seleciona o destino desejado e com o aparelho conectado à moto através de uma conexão bluetooth. Conforme o piloto se aproxima de uma curva, a seta que indica o caminho a seguir vai sendo preenchida. Quando o preenchimento é completado, a seta começa a piscar para alertar que a conversão deve ser feita.
De acordo com a Royal Enfield, a navegação no Tripper segue funcionando mesmo se o motociclista passar por uma área em que o sinal de rede estiver indisponível.
Preços? A Fireball, versão de entrada, custa o equivalente a R$ 12.740, enquanto a intermediária Stellar sai por aproximadamente R$ 13.100. Já a Supernova, topo de linha da Meteor 350, sai por cerca de R$ 13.740.
Os valores não se traduzem na prática no quanto a Meteor 350 custaria se fosse trazida para o Brasil, mas se a fabricante conseguir praticar esses preços em uma eventual chegada da moto ao País seriam valores competitivos dentro do mercado e com recursos que poderiam incomodar as rivais.
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