Ducati Multistrada V4 é revelada; radar, motor e design são destaques
Modelo é novidade na família aventureira da fabricante e primeira moto da marca a contar com cruise control por radar
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Na última quarta-feira (4) a Ducati revelou oficialmente um dos segredos 'menos secretos' da história recente do mercado de motos: a Multistrada V4, nova integrante da família de aventureiras da marca de Borgo Panigale.
Inicialmente, acreditava-se que a Ducati apresentaria a Multistrada V4 em outubro, com a fabricante revelando alguns teasers. Entretanto, o que a marca revelou no mês passado foi o motor da novidade, um V4 de 1.158 cm³.
Na última quarta, porém, a fabricante revelou os detalhes da moto. O propulsor, como já se sabia anteirormente, entrega 172 cv de potência máxima a 10.500 giros e torque máximo de 12.7 kgf.m a 8.750 rotações por minuto. A transmissão é de seis velocidades.
O design, apesar de manter a identidade visual da família Multistrada, foi levemente alterado. Na dianteira, o desenho dos faróis é novo e entre os elementos está uma das novidades mais significativas da Multistrada V4: o radar para o cruise control.
Diferente do sistema da BMW Motorrad, o da Ducati conta com um segundo radar na traseira da moto, que avisa o motociclista sobre a presença de veículos nos pontos cegos. Ainda no design, destaque para os elementos nas laterais que possuem a funcão de direcionar o ar quente do radiador para longe do motociclista. Um pouco mais abaixo, a Multistrada V4 conta com aletas aerodinâmicas que, além de complementar o trabalho dos elementos superiores, mantém a moto mais estável, segundo a fabricante.
Na eletrônica, como era de se imaginar, a Multistrada V4 conta com um amplo pacote de recursos que estão presentes como itens de série. Controle de tração e ABS atuantes em curvas, antiwheelie, modos de pilotagem e modos de potência já na versão de entrada, que não conta com o cruise control como item de série.
A partir da V4 S, porém, o item está disponível, assim como o assistente de saída em aclives, a suspensão eletrônica, o sistema de iluminação que acompanha a trajetória em curvas e o quickshifter bidirecional. Há ainda a versão V4 S Sport, que ganha paralama dianteiro em fibra de carbono e ponteira Akrapovic.
Nos freios também há diferença entre as versões: enquanto a versão de entrada conta com dois discos de 320 mm na dianteira com pinças Brembo monobloco, nas versões V4 S e V4 S Sport a dianteira ganha discos de 330 mm e pinças Brembo Stylema. Na traseira, todas as versões contam com disco de 265 mm.
O peso em ordem de marcha é diferente nas três versões: a Multistrada V4 pesa 240 quilos em ordem de marcha, enquanto a V4 S pesa 243 quilos e a V4 S Sport pesa 242 quilos. A altura do assento pode ser ajustada entre 840 mm e 860 mm - há opcionais de assento mais baixo (810 mm) e assento mais elevado (873 mm).
Outro detalhe que diferencia as versões V4 S e V4 S Sport da versão de entrada é o painel TFT. Na versão mais simples, o painel TFT é de 5 polegadas, enquanto nas versões mais completas o visor é de 6,5 polegadas e ganha sistema de navegação embutido.
A Multistrada V4 tem preço inicial em € 18.990 para a versão de entrada, o equivalente a R$ 123.250 em conversão direta. A V4 S parte de € 21.990, enquanto a V4 S Sport sai por € 23.790 - R$ 142.720 e R$ 154.900, respectivamente.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário