Queda nas vendas não atinge as motos mais potentes

Marcos Fermanian, da Abraciclo, diz no ExpoFenabrave que queda nas vendas não atinge motos acima de 450cc

Por Aladim Lopes Gonçalves

Mesmo com os números do primeiro semestre indicando um encolhimento de 5% nos negócios, a queda nas vendas não atinge as motocicletas acima de 450cc. Em 2012, elas representavam 2,4% do total de unidades emplacadas. “Para 2014, a tendência é que ocupem até 4% do total. Um crescimento considerável para um mercado que tem enfrentado retração”, afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo (associação dos fabricantes), durante o 24º Congresso & ExpoFenabrave, em Curitiba (PR).

 Atentas ao crescimento do segmento acima de 450cc, as montadoras ampliaram o número de modelos em oferta.  A abertura de novas concessionárias, direcionadas a marcas premium, também é destaque no cenário de estagnação do mercado. 

 Com a retração atingindo as motocicletas de baixa cilindrada, as montadoras têm investido em itens como freios ABS, catalisadores, injeção eletrônica e partida Start/Stop como equipamentos de série para os modelos mais populares. Segundo Marcos Fermanian, ações como essa vêm ajudando a segurar a retração do setor, “apesar da queda no mercado, nunca lançamos tantos novos produtos”.

Marcos Fermanian citou ainda as ações da Abraciclo junto ao governo federal e bancos privados, com o objetivo de ampliar a oferta de crédito e linhas de financiamento para aquisição de motocicletas de baixa cilindrada, além da promoção de campanhas para a melhoria na percepção da imagem das motocicletas como alternativas para alavancar as vendas.

Durante o evento também aconteceu a entrega do prêmio “A Marca Mais Desejada”, da Fenabrave (federação das concessionárias), como reconhecimento às montadoras escolhidas em votação on-line com base nos resultados da 19ª Pesquisa Fenabrave de Relacionamento de Mercado, realizada entre maio e julho deste ano, junto aos Concessionários de todas as marcas e segmentos de todo o Brasil, e coordenada pela Scheuer Consultoria. A grande vencedora entre as motos foi a Harley-Davidson e entre os carros foi a Audi.

Foto: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br