Projeto de lei no Texas pode parar pilotos que andam sem capacete

Estado norte-americano permite que motociclistas circulem sem equipamento, mas lei quer autorizar policiais a parar pilotos para verificar requisitos mínimos

Por Gabriel Carvalho

O estado norte-americano do Texas é um dos que permite a motociclistas rodarem com as respectivas motos sem utilizar capacete. Para poder pilotar desta forma, os donos de motos precisam cumprir três requisitos mínimos: ter 21 anos de idade ou mais, plano de saúde em dia e a comprovação de que participaram de um curso de pilotagem segura.

Entretanto, a polícia do Texas não pode parar um motociclista apenas para verificar se ele cumpre tais requisitos. Um projeto de lei quer mudar justamente tal condição e autorizar a força policial a abordar pilotos e checar as condições para a pilotagem sem o equipamento de segurança.

Outros estados norte-americanos também permitem que motociclistas, dependendo da idade e de outras condições, circulem com as motos sem utilizar capacetes. Os estados de Iowa e Illinois não possuem leis que regulem o uso ou não de capacete ao pilotar.

Nos Estados Unidos, as leis de trânsito, assim como outras leis, são diferentes para cada estado. No Brasil, a legislação de trânsito é federal e o uso de capacete é obrigatório em todo o território nacional.

Foto: Reprodução


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br