Produção de motocicletas em Janeiro alcança novo recorde

Foram produzidas mais de 140 mil motos. Melhor resultado para o mês desde 2014

Por Thiago Dantas

No mês de janeiro, o Polo Industrial de Manaus (PIM) testemunhou um marco histórico na produção de motocicletas, com um total de 141.224 unidades fabricadas, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Esse número representa um aumento de 14,9% em relação ao mesmo período de 2023 e um impressionante crescimento de 19,7% em comparação com dezembro. Este é o melhor desempenho registrado para o mês de janeiro desde 2014.


Fabrica da Honda em Manaus - Foto: Divulgação

Para o ano de 2024, a expectativa da associação é ainda mais otimista, com uma projeção de produção de 1.690.000 motocicletas, representando um crescimento de 7,4% em relação ao ano anterior.

Vendas no varejo por categorias

Os números de emplacamentos também refletiram um cenário positivo, totalizando 143.357 unidades no primeiro mês do ano. Segundo a Abraciclo, este foi o melhor desempenho para janeiro desde 2008. A categoria "Street" liderou as vendas, seguida por Motonetas e Trail. Para mais detalhes sobre as 20 motos mais vendidas em janeiro, consulte a lista aqui.

A média diária de vendas atingiu 6.516 unidades, considerando os 22 dias úteis do mês. Notavelmente, os modelos de baixa cilindrada foram os mais licenciados, representando 83,6% do mercado, seguidos pelas motocicletas de média cilindrada com 14,1%, e as de alta cilindrada com 2,3%.

Exportações

No que diz respeito às exportações, janeiro registrou o embarque de 2.496 unidades para o mercado externo pelas associadas da Abraciclo. Embora esse número represente uma queda de 41,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, é importante notar um aumento significativo de 133,5% em comparação com dezembro.

Para o ano de 2024, a perspectiva é de que sejam exportadas 35.000 unidades, marcando um aumento de 6,3% em relação ao volume registrado no ano anterior. Esses números refletem não apenas o crescimento do setor, mas também sua resiliência em face de desafios econômicos e logísticos globais.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br