Primeiras impressões da Nova Himalayan 450 nas Serras Gauchas

Lançamento da Himalayan 450, Royal Enfield leva para um local exclusivo, reunindo toda imprensa e influenciadores do mundo das duas rodas. Sensacional !

Por Marcio Viana

Fomos convidados pela Royal Enfield para uma experiência inesquecível: testar a aguardada Himalayan 450 nas desafiadoras trilhas das Serras Gaúchas, em Cambará do Sul.

O cenário escolhido não poderia ter sido mais apropriado para explorar o verdadeiro espírito de aventura que essa motocicleta representa. Ao longo de 180 km de terra e cascalho, aceleramos rumo ao topo das montanhas, vivenciando a combinação perfeita entre desempenho técnico e conexão com a natureza.

Depois de acelerar no Off Road forte, pegamos mais 130 kms de asfalto com muitas curvas da serra e retas no meio das fazendas gauchas, enrolando o cabo e sentido o motor de 40cv, que respondeu muito bem aos comandos. 

 

 

Primeiras Impressões ao acelerar

Desde os primeiros quilômetros, a Himalayan 450 impressiona pelo equilíbrio entre força e suavidade. O novo motor Sherpa 450cc de refrigeração líquida responde com rapidez ao comando do acelerador, oferecendo um torque robusto em baixas rotações — perfeito para vencer subidas íngremes e trechos técnicos de cascalho e terra solta.

A entrega de potência é linear e progressiva, o que transmite muita confiança na pilotagem, especialmente em terrenos irregulares.

A posição de pilotagem é naturalmente confortável, com o guidão largo permitindo total controle da moto mesmo em situações mais exigentes. A suspensão de longo curso absorve bem os impactos, mantendo a roda dianteira sempre em contato com o solo e garantindo estabilidade, mesmo em trechos de cascalho solto.

A sensação de segurança ao frear em descidas acentuadas é notável, graças ao sistema de freios ABS de duplo canal, que evita o travamento das rodas sem comprometer a precisão na frenagem.

No modo off-road, a Himalayan 450 mostra que foi feita para encarar desafios. A tração é eficiente mesmo em superfícies de baixa aderência, e a ciclística reformulada proporciona agilidade nas mudanças de direção e firmeza ao transpor obstáculos, na terra com aceleração acima de 80kms senti um pouco instavel, mas no asfalto de cabo enrolado a moto permaneceu estavel.

A resposta do acelerador é intuitiva e controlada, permitindo uma condução segura mesmo em terrenos mais técnicos.

 

Estabilidade e Performance no Asfalto

Após os desafios das trilhas de terra e cascalho, encaramos mais 130 km de asfalto, onde a Himalayan 450 mostrou outra faceta do seu desempenho. Nas longas retas, foi possível "enrolar o cabo" com confiança, sentindo o motor responder com vigor e entregando retomadas rápidas de velocidade. A moto mostrou estabilidade exemplar em altas velocidades, sem oscilações ou vibrações excessivas.

Nas curvas, a Himalayan 450 demonstrou excelente precisão e aderência, com o chassi bem ajustado garantindo uma condução fluida e segura. A suspensão, que se mostrou eficaz no fora de estrada, também revelou competência no asfalto, absorvendo irregularidades e oferecendo conforto ao piloto. A sensação de segurança e controle é reforçada pelo conjunto de pneus mistos, que se comportam bem tanto na terra quanto na estrada.

Desempenho e Tecnologia de Ponta

A nova Himalayan 450 é uma evolução impressionante em relação à sua antecessora, a Himalayan 411. Equipada com um motor Sherpa 450cc de refrigeração líquida, entrega um desempenho robusto, perfeito para encarar qualquer terreno. Seu chassi reformulado oferece mais estabilidade e controle, enquanto a suspensão de longo curso e as rodas de 21” na dianteira garantem conforto e segurança em terrenos acidentados. O sistema de freios ABS de duplo canal proporciona precisão na frenagem, mesmo em superfícies escorregadias, como cascalho e lama.

O painel TFT totalmente digital com conectividade Bluetooth facilita o acesso a informações essenciais sem comprometer a pilotagem. A posição de pilotagem ergonômica e o assento confortável reforçam o compromisso da Royal Enfield em oferecer uma experiência completa de aventura sem abrir mão do conforto.

 

 Como foi o Test Ride?

A travessia pelas serras gaúchas revelou o verdadeiro espírito da Himalayan 450: liberdade e autenticidade. Cada curva das trilhas de terra, cada trecho de cascalho e cada subida íngreme foram enfrentados com confiança, graças à robustez e versatilidade dessa máquina. O ronco do motor ecoando pelas montanhas e a sensação do vento no rosto criaram uma conexão única entre piloto, moto e natureza.

 

Para coroar a experiência, ficamos hospedados no Parador Cambará do Sul, um refúgio paradisíaco que complementou perfeitamente o espírito de aventura da Himalayan 450. O atendimento VIP, as acomodações sofisticadas em meio à natureza e a gastronomia impecável tornaram o evento ainda mais especial. Após um dia de trilhas intensas e pilotagem em ritmo forte no asfalto, nada melhor que relaxar com uma vista espetacular das montanhas e desfrutar de uma refeição preparada com ingredientes locais.

 

 

A Royal Enfield Himalayan 450 não é apenas uma moto; é um convite para explorar o mundo com autenticidade e confiança. Por um preço atrativo para nosso mercado e o estilo trail para nossa estradas que na maioria precisa de manutenção, vai agradar um bom publico.

Ela combina potência, controle e conforto, permitindo que cada trilha e cada curva de asfalto se transformem em uma experiência inesquecível. Nas Serras Gaúchas, essa máquina mostrou sua verdadeira essência: enfrentar qualquer desafio e proporcionar uma conexão genuína com a natureza — seja na terra, cascalho ou no asfalto.

A Nova Himalayan 450 chega ao Brasil em três versões:

  • Versão de Entrada - R$ 29.990 (com frete)
    Disponível nas cores Slate Himalayan Salt (salmão) e Slate Poppy Blue (azul), equipada com rodas raiadas e pneus com câmara.

  • Versão Intermediária - R$ 30.990 (com frete)
    Conta com rodas raiadas e pneus com câmara, disponível na cor Hanle Black.

  • Versão Topo de Linha - R$ 31.990 (com frete)
    Equipada com pneus sem câmara, nas cores Kamet White Tubeless e Hanle Black Tubeless.

 

 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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