Polícia pede que não joguem Pokémon GO e conduzam veículos
Jogo para smartphones dos "Monstros de Bolso" da Nintendo já é uma febre em todo o mundo e deve chegar ao Brasil em breve
Por Alexandre Ciszewski
Por Alexandre Ciszewski
O jogo para smartphones (Android e iOS) Pokémon Go foi lançado recentemente, já é uma febre no mundo todo e deve chegar ao Brasil em breve. Nós ficaríamos muito surpresos caso você não tenha ouvido falar dele até o momento. Mas para quem ainda não ouviu falar sobre o assunto, trata-se de um aplicativo baseado na franquia de jogos Pokémon que permite aos usuários encontrar os "Monstros de Bolso" fictícios no mundo real, usando realidade aumentada.
Porém, com a febre, tem havido uma série de advertências de saúde e de segurança relativos ao aplicativo, atentando para o cuidado dos jogadores para assaltos enquanto se perdem na tela do celular tentando capturar cada vez mais Pokémon.
Os avisos mais recentes vieram da polícia e autoridades de trânsito dos países onde Pokémon GO já está disponível, alertando que alguns usuários estão tentando "pegar todos eles" enquanto estão atrás dos volantes dos seus carros ou em cima de suas motos e bicicletas. Placas pedindo para que os motoristas não joguem Pokémon GO e dirijam já foram vistas na Nova Zelândia e nos Estados Unidos, por exemplo.
Vamos lá, pessoal. Isto é muito, muito estúpido. Além do ponto de vista óbvio de segurança, não é muito prático no jogo, de qualquer maneira. Claro, a probabilidade de pessoas fazendo isso é quase inevitável, visto que o uso do aplicativo está tão difundido e o jogo é baseado em rotas percorridas atrás dos "monstros de bolso".
Já foram relatados alguns casos de acidentes de trânsito envolvendo pessoas que jogavam Pokémon GO. Na cidade norte-americana de Auburn (Nova York), um homem bateu o carro por se distrair com o jogo. De acordo com relatos da polícia local, o motorista admitiu que utilizava o aplicativo na hora do acidente, saiu da rota e colidiu de frente com uma árvore. Ele não teve ferimentos graves.
Outro relato aponta um atropelamento, quando uma garota simplesmente atravessou uma via movimentada sem tirar os olhos do celular após tentar capturar um Pokémon. Mesmo com tantos avisos, muitos motociclistas estão jogando Pokémon GO em suas motos e postando seus vídeos no YouTube.
Veja o vídeo:
Foto: Montagem/MOTO.com.br, Reprodução/Ayer Police Department e Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário