O conceito BMW Motorrad Vision DC Roadster, o futuro dos modelos elétr
Naked, potente e com a bateria que ocupa o espaço do motor boxer, será a próxima moto elétrica da marca alemã.
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione
Edgar Heinrich é chefe do departamento de Design da BMW Motorrad desde junho de 2012. Entusiasta de mecânica e formado em design industrial, Heinrich está estabelecendo uma nova direção para o estilo da BMW após os anos de assimetria e minimalismo de David Robb, que foi o designer chefe da divisão de motocicletas, de 1993 a 2012, responsável por vários modelos de sucesso da marca alemã.
O novo desafio de Heinrich é tornar a mobilidade elétrica empolgante e manter o DNA BMW ao mesmo tempo.
O primeiro grande projeto de Heinrich foi a NineT, que poderia parecer um caminho um tanto nostálgico, mas Heinrich não está inclinado à nostalgia, ele é um designer que busca respostas inteligentes e apropriadas para o estilo da BMW no novo desafio da mobilidade elétrica.
Segundo Heinrich, sempre haverá pessoas apegadas à tradição, mas sempre haverá também um grupo de pessoas prontas para abraçar uma nova abordagem. Com essa visão a BMW se prepara para o futuro elétrico das motocicletas trabalhando em um novo conceito a BMW Vision DC Roadster.
Por mais de 90 anos, o motor plano de 2 cilindros tem sido um elemento chave da identidade BMW Motorrad, tanto em termos de tecnologia quanto de layout estético.
Com visual que remete ao tradicional motor boxer, o novo propulsor elétrico e sua bateria tornam o conceito Vision DC Roadster imediatamente reconhecível como um modelo da BMW Motorrad, além de proporcionar alto nível de torque em todas as rotações e uma aceleração de tirar o fôlego, criando uma experiência dinâmica empolgante.
Usando materiais de alta tecnologia como alumínio e fibra de carbono, o design do conceito tem uma geometria inovadora, com assento esportivo, frente baixa e a traseira curta e alta, que transmitem a sensação de agilidade.
No lugar do tanque de combustível há uma estrutura tubular plana que abrange a carenagem. Já a grande bateria, com seus sistemas de resfriamento laterais, tem acabamento tridimensional que traz uma estética contemporânea.
Substituindo o que teria sido o motor, agora há uma bateria montada verticalmente e orientada longitudinalmente. Para resfriamento, dois elementos laterais se projetam com nervuras de resfriamento e ventiladores integrados. A grande bateria com seus sistemas de refrigeração de projeção lateral está posicionada no centro de uma estrutura de alumínio fresado.
O acabamento tridimensional da superfície da bateria transmite um apelo estético com contornos bem definidos. Os elementos de refrigeração lembram a ligeira inclinação para a frente da silhueta da bateria, dando-lhe um impulso dinâmico.
Mas será que a perda do motor a combustão, no qual se baseou grande parte da personalidade de cada fabricante e modelo, não será um problema?
Heinrich responde;
“As motos sempre foram definidas em grande parte pelo motor, que é o coração de todas as motos. As pessoas sabem disso e os esforços das empresas estão concentrados nesse campo, para enriquecê-lo com detalhes visuais, sonoros e comportamentais que transmitam emoções. Se você agora pegar uma bateria chata, um motor de máquina de lavar e colocá-los em uma motocicleta, o que acontece? Você não atende mais a essas necessidades emocionais.
Este é um problema que estamos tentando resolver com nossos conceitos, como o Vision DC Roadster, que pretende traduzir o que há de tecnológico em termos emocionais por meio de peças de carbono e até um cardan exposto.
Colocamos os ventiladores de refrigeração da bateria do lado de fora, mas é a mesma coisa que Max Friz fez há um século com o primeiro modelo Boxer R32, para mover as partes quentes no fluxo de ar. É um caminho que tem a ver com linguagem formal, estamos tentando tornar a mobilidade elétrica emocionante e ao mesmo tempo manter o DNA da BMW."
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