ADV 350 o novo scooter aventureiro de média cilindrada da Honda.
O mercado de Scooter está aquecido e a Honda apresenta um intermediário da receita que deu certo.
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione
O ADV 350 apresentado em novembro de 2021 é o novo scooter que se junta à família X-ADV 750 e ADV 150, teve sua comercialização iniciada em janeiro na Europa.
Com a mesma “receita” vencedora do X-ADV 750, a Honda lança mais um scooter estilo aventureiro, mas de média cilindrada, o ADV 350, com tecnologia, design moderno e robusto para uso urbano, estrada ou no fora de estrada, acerta em cheio quem busca diversão e belas paisagens.
No design, dá para sentir a intenção da Honda em definir o ADV 350 num verdadeiro estilo Adventure por possuir linhas mais suaves que a X-ADV 750, mas ainda assim marcantes. Vem com faróis full LED divididos, setas expostas e uma sensação geral de força. Tem guidão tipo enduro, alto e largo, com protetores de mão, e finalmente, o braço oscilante traseiro em alumínio que integra o motor, uma peça bonita com design “mecânico” que chama atenção.
A funcionalidade caraterística de um scooter não foi esquecida no ADV 350, ele parece bem confortável, o assento tem altura de 795 mm e oferece um espaço embaixo com volume de 48 lts capaz de transportar dois capacetes integrais.
Painel em estilo “roadbook de rally”, com display elevado em LCD (Liquid Crystal Display) simples que integra o sistema de controle de voz para smartphones HSVCS (Honda Smartphone Voice Control System), permitindo ao condutor continuar conectado enquanto pilota.
O painel é protegido por um pára- brisa que pode ser ajustado manualmente na altura em quatro níveis, com 133 mm de curso máximo que protege o piloto do fluxo do ar. O modelo tem carregador USB no porta-luvas e sistema Smart Key, com chave inteligente.
O ADV 350 oferece também equipamentos de segurança como o HSTC (Honda Selectable Torque Control System - Sistema de controle de torque selecionável), que controla o torque do motor detectando quando o pneu traseiro perde tração em uma superfície escorregadia, e faz com que o sistema acione instantaneamente a redução do torque gerado pelo motor, controlando o deslizamento do pneu traseiro. O HSTC pode ser desligado por meio de um botão no guidão. Tem também o ESS (Emergency Stop Signal - Sistema de luzes de emergência) que aciona automaticamente o pisca-alerta em situações de frenagens bruscas.
O modelo tem chassi em aço tubular, é equipado com um motor 4 tempos, 4 válvulas, monocilindro, SOHC (Single Over Head Camshaft - Comando de Válvulas Simples no Cabeçote) tem 330 cc e 29,3 cv de potência a 7.500 rpm, 31,5 Nm de torque a 5.250 rpm e transmissão CVT. O motor atende à legislação ambiental de emissões Euro 5.
Os aros são de alumínio de 15” polegadas na dianteira com pneus 120/70-15, e na traseira de 14” polegadas, com pneus 140/70-14. Tem freios ABS, disco simples na dianteira com 256 mm e 240mm na traseira. Suspensão dianteira invertida com 37mm de diâmetro e 125 mm de curso e, a na traseira, dois amortecedores com reservatório e 130mm de curso.
O modelo pesa 186 kg em ordem de marcha. Tem um tanque de 11,5 litros, com autonomia estimada de aproximadamente 340 km, com um consumo médio de 30 km/l.
O ADV 350 tem três opções de cores, Spangle Silver Metallic, Matt Carnelian Red Metallic, Matt Carbonium Gray Metallic.
Não temos a informação se o modelo vai ser comercializado no Brasil. Acredito que seria bem-vindo pois, com preço justo, teria bom potencial de venda. Quem sabe? Sonhar é permitido, e o “Poder dos Sonhos” é o lema que move a Honda!
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