Nova Royal Enfield Bear 650 - Scrambler com alma dos anos 60

Movida pela intuição e alimentada pelo celebrado motor bicilíndrico paralelo de 650 cilindradas da Royal Enfield, a nova Bear 650 combina o autêntico estilo

Por Marcio Viana

Royal Enfield apresenta a Bear 650 - a nova scrambler com alma dos anos 60 com muito estilo. Baseada na Interceptor 650 e inspirada pela vitória histórica do piloto Eddie Mulder na Big Bear Run de 1960.

● Movida pela intuição e alimentada pelo celebrado motor bicilíndrico paralelo de 650 cilindradas da Royal Enfield, a nova Bear 650 combina o autêntico estilo scrambler com um espírito cru e intransigente.

● Combinação de rodas dianteira e traseira de 19” e 17” com pneus robustos para todos os tipos de terreno, assento estilo scrambler, traseira elevada e 184 mm de altura do solo, tornando-a a companheira perfeita para pilotos que buscam estilo e atitude.

● Disponível em cinco cores marcantes.

Inspiração para a Bear 650

Isolamento da realidade, audácia sem disfarce, completo desdém pelo resultado e confiança no seu próprio instinto; isso é o que melhor reflete a mentalidade dos pilotos de corridas e é certamente a descrição perfeita para o, então, novato de 16 anos do Checkers Motorcycle Club - Eddie Mulder, também conhecido como Fast Eddie - que em 1960 se tornou (e até hoje permanece) o mais jovem campeão a dominar a brutal corrida do deserto californiano, a Big Bear Run.

Em 1960, o implacável Deserto de Mojave serviu como cenário para a Big Bear Run; a maior e mais desafiadora corrida que o deserto californiano já testemunhou. Sem regras, estradas ou tecnologia, e apenas cactos e coiotes como espectadores, junto a 765 outros pilotos, Eddie Mulder chocou o mundo das corridas ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar em 4 horas e 21 minutos, deixando um legado que reverbera através das gerações. Montado em sua Royal Enfield Fury de 500 cilindradas e alimentado pelos seus instintos e determinação inabalável, Eddie era um entre apenas 197 que conseguiram chegar ao final da corrida.

Quando perguntado sobre o que ele achava que foi o ponto de virada na corrida, Eddie Mulder disse: “Eu estava em décimo terceiro lugar quando perdi o controle e caí em um desfiladeiro. Levantei a moto e inspecionei os danos. O guidão estava dobrado para trás, o tubo de escape tinha sido arrancado da cabeça do cilindro e um amortecedor estava quebrado. Endireitei o guidão e coloquei o tubo de escape de volta no lugar. Não consegui fazer nada sobre o amortecedor quebrado, então terminei a corrida com apenas um”. Sessenta e quatro anos depois, esse espírito destemido inspirou a criação de uma motocicleta que incorpora essa garra e determinação indomáveis em sua essência - a nova Royal Enfield Bear 650, uma scrambler estilosa e versátil. Projetada para pilotos que confiam em seu instinto e se destacam do restante, a Bear 650 é mais do que apenas uma motocicleta - é uma jornada, uma afirmação e um lembrete para seguir sua intuição.

 

 

 

Design

Com suas capacidades versáteis, engenharia robusta e estética distinta de uma scrambler, a Bear 650 está pronta para redefinir a experiência de pilotagem para os amantes de scrambler por todo o mundo, convidando-os a forjar seu próprio caminho, uma viagem de cada vez.

Falando sobre design e concepção da Bear 650, B Govindarajan, CEO da Royal Enfield, diz: “Sempre buscamos inspiração profunda para nossas motocicletas em nossa comunidade e em nossos pilotos que alcançaram feitos extraordinários. Nossa inspiração para a Bear 650 veio de uma dessas histórias lendárias - Eddie e a Big Bear Run de 1960. A Bear 650 reflete o mesmo espírito de instinto bruto, impulso puro, determinação incansável e incorpora a identidade e DNA da verdadeira mentalidade scrambler ‘full-send’ (vai com tudo).

 

Motorização e ciclística

É construída para oferecer confiança e controle em todos os terrenos - seja pilotando por ruas urbanas ou trilhas empoeiradas. A Bear 650 não se trata apenas de desempenho; trata-se de versatilidade, resiliência e um espírito intransigente.” In Gut We Trust… and the Guts Roar! (Na intuição confiamos ... e a Intuição ruge!).

A Bear 650 se alimenta da intuição e é movida pela plataforma 650-Twin da Royal Enfield, reconhecida mundialmente. Conhecida por seu desempenho suave e caráter, o motor entrega robustos 47 cv (34,6 kW) a 7.250 rpm e um torque máximo de 56,5 Nm a 5.150 rpm, que aumenta o impacto na faixa média da Bear 650, em comparação com outros modelos Twin. O inovador sistema de escape 2-1 melhora o torque e oferece uma faixa de potência mais ampla, enquanto o silenciador compacto reduz o peso e acrescenta à estética scrambler.

 

Scrambler com estilo Pneus robustos com um toque retrô, blocos de piso quadrados abertos, assentos contornados de scrambler, escape 2-1, rabeta elevada, placa de número de competição e maior distância ao solo - cada elemento da Bear 650 transmite seu verdadeiro DNA de Scrambler.

Além disso, a inclusão de uma placa de número de competição confere à motocicleta uma aparência da herança scrambler; uma homenagem às motocicletas scrambler de antigamente. Acentuando ainda mais a estética scrambler estão as 5 cores marcantes inspiradas pelo espírito vibrante da Califórnia. Boardwalk White, Petrol Green, Wild Honey, Golden Shadow e uma edição especial chamada Two Four Nine, em homenagem ao icônico número de corrida vencedor de Eddie. Juntos, todos esses elementos fazem da Bear 650 uma scrambler que incorpora o espírito e o estilo da cena de corridas no deserto da Califórnia dos anos 60. 'Bad-roader’ por excelência ("O típico 'fora-de-estrada' por excelência").

Para aqueles que desejam uma experiência clássica de scrambler ‘badass’, a Bear 650recebe um chassi revisado e mais forte, garfos Showa USD de grande pistão na frente com 130 mm de curso e RSU de tubo duplo Showa na traseira com 115 mm de curso, oferecendo uma experiência flexível ao pilotar no asfalto. A maior distância ao solo de 184 mm, juntamente com a combinação de rodas dianteiras de 19" e traseiras de 17", equipadas com pneus de dupla finalidade, proporciona uma aparência autêntica de scrambler, melhora a aderência e confere uma leve capacidade off-road. O assento contornado da Bear 650 foi projetado para permitir que o piloto se mova livremente e evitar que ele escorregue ao pilotar em superfícies irregulares. Um guidão largo e pedais de pé posicionados de forma neutra proporcionam uma ergonomia confortável e confiante.

A motocicleta é equipada com disco dianteiro de 320 mm e disco traseiro de 270 mm para desempenho de frenagem superior, com a opção de desativar o ABS traseiro ao pilotar em estradas esburacadas ou trilhas classificadas. A Bear 650 é equipada com o Tripper Dash, o novo display TFT tem uma interface e experiência de usuário simples para fácil compreensão em movimento.

 

Os cubos de interruptor de alumínio preto e o joystick auxiliam na interação intuitiva e sem esforço ao usar o Tripper Dash. A integração do Google Maps e a porta de carregamento USB-C proporcionam mais confiança para exploração urbana. A motocicleta também conta com iluminação LED completa para maior visibilidade que compõem a estética scrambler.

 

 

Ficha técnica completa da Royal Enfield Bear 650

 

MOTOR

Tipo Dois cilindros em linha, 4 tempos, SOHC
Cilindrada 648 cc
Potência Máxima 47 cv a 7.150 rpm
Torque Máximo 5,7 kgf.m a 5.150 rpm
Sistema de Alimentação Injeção Eletrônica
Sistema de Lubrificação Lubrificação forçada, cárter úmido
com fornecimento de óleo acionado por bomba
Relação de Compressão 9.5 : 1
Tanque de Combustível 13,7l
Transmissão 6 velocidades

  

CHASSI

Tipo Estrutura tubular de aço com berço duplo
Suspensão Dianteira/Curso Garfo invertido de 43mm / 130 mm
Suspensão Traseira/Curso Twin shock / 115 mm
Freio Diant. / Diâmetro Disco / 320 mm / ABS
Freio Tras. / Diâmetro Disco / 270 mm /ABS
Pneu Dianteiro 100/90-19 M/C 57H
Pneu Traseiro 140/80R17 M/C 69H

 

DIMENSÕES

Comprimento x Largura x Altura 2216 x 855 x 1160 mm
Distância entre Eixos 1460 mm
Distância Mínima do Solo 184 mm
Altura do Assento Não divulgado
Peso 214 kg

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br