Nova R1 com tecnologia da MotoGP
Lançamento da versão 2009 da famosa esportiva contou com a presença de Rossi e Lorenzo.
Por Leandro Alvares
Por Leandro Alvares
Depois de muita espera por parte da legião de adoradores deste modelo, a Yamaha finalmente revelou ao mundo a versão 2009 da YZF-R1, máquina que completou neste ano uma década de seu lançamento.
Não foi por menos que a apresentação da nova máquina contou com a presença de Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, afinal a esportiva recebeu dos projetistas a mesma tecnologia da irmã M1, utilizada na MotoGP. Principalmente no motor.
A peça propulsora da R1 atinge 182 hp de potência a 12.500 rpm e 11,8 Kgfm a 10.000 rpm com seus 998 cm³. Totalmente novo, o quadro de alumínio deixou o propulsor 12mm mais baixo em relação ao modelo 2008.
No visual, chama a atenção o novo conjunto óptico dianteiro, com faróis que parecem com dois olhos ávidos por velocidade e emoção. Já no painel, a fabricante enfim adicionou um indicador de marcha, uma cobrança praticamente unânime dos motociclistas.
Aproximadamente cinco quilos mais leve que a versão anterior, a nova R1 oferece ainda o chamado “D-Mode”, com três tipos de mapeamento de ignição acionados por meio de um seletor no manete direito.
No modo padrão, o condutor pode exigir a potência total do motor. O modo “A” é indicado para regimes de médias rotações, enquanto a opção “B” permite uma resposta mais suave do acelerador.
A YZF-R1 2009 chegará às lojas em janeiro, disponível em três opções de cores: azul, preto e vermelho e branco. Seu preço sugerido no exterior será de 12.390 dólares.
OBS: Agradecimentos ao motonauta Fernando Cani pela informação do lançamento.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário