Murillo Ghigonetto
Sessenta anos depois de apresentar a Vespa ao mundo - veículo que revolucionou o conceito de transporte nas grandes cidades - a montadora italiana Piaggio volta a inovar no segmento de scooters com o lançamento do MP3, um veículo com tecnologia e concepção até então nunca imaginadas.
A grande novidade está na utilização de duas rodas dianteiras que atuam de forma sincronizada, o que, segundo o fabricante, aumenta a segurança e a estabilidade principalmente em pistas desniveladas.
O projeto pensado pelos engenheiros italianos consiste em acoplar as duas rodas dianteiras junto a um sistema inédito de paralelogramo formado por braços em alumínio.
Segundo o fabricante, esse sistema - que funciona em conjunto com a suspensão eletro-hidráulica do MP3 - permite uma pilotagem igual a qualquer moto convencional, mas com maior estabilidade e segurança para o condutor.
Prova disso é o angulo de inclinação em curvas que pode atingir facilmente os 40 graus mesmo por pilotos menos experientes.
Além disso, as rodas dianteiras contam com um sistema de freios a disco independentes. Essa característica permite à pequena motoneta frear em um espaço de tempo e distancia 20% menor frente aos scooters tradicionais, que usam apenas um disco de freio.
Ou seja, enquanto nas motos de duas rodas qualquer frenagem mais agressiva pode resultar em desequilíbrio e, consequentemente, queda, neste caso o MP3 responde melhor por contar com uma base de apoio e aderência maior. Tecnologia é o que realmente não falta.
Como se não bastasse toda a inovação no fato de possuir três rodas, o MP3 ainda dispõe de um leque de acessórios do qual fazem parte alarme com sirene; capacetes com intercomunicadores via bluetooth; porta objetos entre outros.
O que nos resta saber é se a moda vai pegar, assim como aconteceu com a Vespa há 60 anos.
Ficha técnica
Motor: Monocilíndrico Piaggio Quasar, a 4 tempos, 4 válvulas injeção eletrônica, refrigerado por liquido
Cilindrada: 244,3 cc
Diâmetro: Curso 72 mm / 60 mm
Taxa de Compressão: 10,5:1
Potência Máxima: 22,5 cv /8 250 rpm
Binário Máximo: 21 Nm /6 750 rpm
Ignição injeção P.I. (Port Injected) tipo a/n com sistema closed loopMediante sonda lambda em descarga, duplo catalisador de 3 vias
Suspensão Dianteira: Tipo paralelograma, com quatro braços em alumínio que suportam dois tubos de direção, sistema cinemático da suspensão de biela puxada com eixo de roda avançado - curso: 85 mm
Suspensão Traseira: Dois amortecedores hidráulicos de duplo efeito e mola d pré-carga regulável, curso 110 mm pistões
Transmissão: (Primária) Por engrenagem
Transmissão: (Embreagem) Automática centrífuga
Transmissão: (Caixa) Automática, por variador
Transmissão: (Final) Por correia
Travão Dianteiro: Dois discos de 240 mm, pinças de dois êmbolos
Travão Traseiro: Disco de 240 mm, pinça de dois êmbolos
Pneus Dianteiros: 120/70 – 12”
Pneu Traseiro: 130/70 – 12”
Comprimento/Largura: 2 130/ 745 mm
Altura do Assento: 780 mm
Distância Entre Eixos: 1 490 mm
Capacidade do Depósito de Combustível: 12 lts (dos quais 1,8 litros de reserva)
Peso (a seco): 204 kg
Velocidade máxima: 125 km/h
Consumo: 23 km/l
Preço (EUROPA): 5 190 €
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