Nova Kawasaki Ninja ZX-6R 636 chega às lojas em abril
Modelo é o lançamento da marca japonesa no país e recebeu controle de tração, novo design e freios ABS
Por Paulo Souza
Por Paulo Souza
Paulo Souza
O lançamento da Ninja ZX-6R 636 foi anunciado hoje pela Kawasaki. O modelo, que foi lançado em setembro do ano passado em Nova York, chega ao Brasil por R$ 49.990 na versão standard e R$ 52.990 para a opção com freios ABS e estará disponível nas concessionárias a partir do início de abril.
De acordo com a Kawasaki do Brasil, a nova Ninja ZX-6R 636 já esta sendo produzida em sua fábrica em Manaus, em processo CKD. A montadora anunciou que já encerraram a produção da antiga Ninja ZX-6R, e só irão comercializar os modelos que ainda estão no estoque com preço promocional de R$ 43.990.
O visual da nova ZX-6R 363 é diferente, basta olhar para ela e comparar com a sua antecessora para notar a diferença, além disso, apresenta diversas inovações tecnológicas, tudo para fazer dela uma moto mais dócil e de fácil condução. Segundo Ricardo Suzuki, diretor de planejamento da Kawasaki Motores do Brasil, a montadora optou por esse caminho, pois cerca de 90% dos consumidores da moto a utilizam em rodovias, estradas sinuosas e até no uso diário em vias urbanas.
Estética
A nova ZX-6R 636 trás inúmeras mudanças, seguindo a proposta da Kawasaki, que renovou recentemente alguns modelos, como por exemplo, a naked Z-800 e a pequena Ninja 300, que receberam um conjunto totalmente diferente.
Esteticamente a moto recebeu faróis maiores, os piscas foram redesenhados em forma trapezoidal e a lanterna traseira substituída por uma menor, com iluminação no formato de duas letras Z, semelhante à nova Z-800 da marca. A carenagem também mudou, agora com as saídas de ar maiores para a dissipação maior do calor produzido pelo novo motor, agora na cor cinza fosco, deixando a cor negra.
O tanque de combustível está mais estreito para um melhor encaixe das pernas, uma nova bolha com formato diferente foi colocada na moto além do novo escapamento, um pouco mais alongado do que o anterior para dar ao piloto mais espaço na hora de deitar nas curvas, e agora na cor preto fosco.
Motor
O motor da nova ZX-6R passou a ter 636 cm³ de volume, com a adoção de novas medidas da biela e substituição do pistão, agora com mais curso, resultando em ganho de potência e também de torque. O novo propulsor é capaz de gerar 131 cv a 13.500 e com o auxílio do Ram Air (sobrealimentação do sistema de indução direta de ar), a potência máxima chega até 137 cv. O torque é de 7,2 kgf.m a 11.500 RPM.
Tecnologia
Além do incremento na performance mecânica, a moto recebeu novos dispositivos eletrônicos de gerenciamento, como sistema de controle de tração KTRC (Kawasaki Traction Control) em três módulos e modo de potência (Full com entrega total da potência do motor e Low Power com potência limitada a 80%). O resultado gera oito combinações possíveis para os mais diversos tipos de uso, seja em competição ou a passeio, nível de pilotagem desde iniciantes até os mais experientes e de acordo com as condições de pavimento, de seco a escorregadio ou com chuva.
O sistema de freios é o mesmo introduzido na superbike Ninja ZX-10R, o KIBS (Kawasaki Intelligent Anti-Lock Brake System ou sistema de frenagem inteligente antitravamento Kawasaki) da marca Nissin com novas pinças monobloco. A embreagem é do tipo deslizante, que proporciona acionamento mais leve do manete e controle de derrapagem, mesmo nas reduções de marcha mais bruscas, semelhante a que equipa a Ninja 300.
O painel de instrumentos é totalmente novo e possui conta-giros analógico que atinge 18 mil RPM, display digital com velocímetro, odômetros, indicador de marcha, consumo de combustível médio e instantâneo, shift-light (luz indicadora de marcha) e indicador de modo econômico de pilotagem ECO.
Conforto
A suspensão dianteira continua com o garfo invertido de 120 mm de curso e agora com a tecnologia Showa SFF-BP (Separate Function Fork - Big Piston), que utiliza bengalas com funções de amortecimento separadas: a pré-carga é ajustada na bengala esquerda, e os ajustes de compressão e retorno são ajustados na bengala direita.
Já a suspensão traseira permaneceu a mesma, monoamortecida a gás em balança Uni-Trak, com 134 mm de curso e compressão, retorno e pré-carga da mola totalmente ajustáveis.
As cores disponíveis para a Ninja ZX6-R 636 são o tradicional verde e também a cor branca. Porém quem optar pela versão com ABS, apenas a versão verde estará disponível.
Confira o vídeo de apresentação da Ninja ZX6-R 636, gravado na Ilha de Man.
Fotos: Divulgação
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