Nova Hornet finalmente no Brasil

Aclamada motocicleta naked da Honda chega ao mercado nacional totalmente reformulada.

Por Leandro Alvares

Quando a nova Hornet chega ao nosso país? Essa talvez tenha sido a pergunta mais feita pelos motociclistas brasileiros nos últimos tempos, mas que finalmente teve a sua resposta. Ela desembarca em abril e bastante evoluída!

Ao contrário de outros modelos que só ganham grafismos e cores diferentes, a versão 2008 da CB 600F Hornet mudou completamente. As alterações vão desde o pacote tecnológico ao novo design, passando por um motor mais compacto e potente.

A expectativa inicial da Honda é vender seis mil unidades até o final do ano. De acordo com a montadora, a ilustre “naked” estará disponível nas concessionárias a partir do mês que vem, ao preço público sugerido de R$ 30.837,00 (versão Standard) e R$ 33.137,00 (versão ABS/CBS Opcional).

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Referência entre as motos “street sport”, a nova Hornet traz linhas mais marcantes, modernas e agressivas, com as extremidades mais compactas. Destaque para o conjunto frontal com formas aerodinâmicas, que tem a proposta de minimizar e melhorar a ação do vento.

O restante do conjunto mantém, de forma arrojada, integração entre as linhas da carenagem frontal e o tanque, além da parte traseira da motocicleta que transmite sensação de leveza e velocidade.

A moto ganhou uma nova ciclística, inspirada nas esportivas do Mundial de Motovelocidade. O modelo foi projetado com base no conceito de centralização de massas. Assim, há uma concentração do peso próximo do centro de gravidade da moto associada à redução de massa nas extremidades. O resultado é um comportamento ágil e preciso, tornando a pilotagem mais esportiva, bem como estabilidade em traçados sinuosos e respostas imediatas ao comando do piloto.

A nova Hornet é também mais leve. Seu peso total foi reduzido em 8kg se comparado com a versão anterior. Agora, ela está com 173 kg a seco. Para chegar a esse resultado, os tubos de aço do chassi foram substituídos por uma estrutura de alumínio mais compacta e rígida, proporcionando maneabilidade. Além disso, o motor atual é 8% mais leve.

O propulsor de quatro cilindros em linha, alimentado por injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), DOHC (Double Over Head Camshaft), 599,3 cm³, 16 válvulas e arrefecido a líquido, agora gera potência máxima de 102 cv, ante 96,5 cv da versão anterior.

A Hornet está em conformidade com a norma Européia Euro3, similar ao PROMOT (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), previsto para entrar em vigor no país em 2009.

Ela será também a primeira moto da Honda fabricada em Manaus (AM) a incorporar o sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI, que entre os benefícios é responsável pela baixa emissão de poluentes na atmosfera. O mecanismo ainda garante respostas rápidas e lineares ao comando do acelerador, bem como em baixas e médias rotações.

O modelo apresenta uma expressiva relação peso x potência: 1,69 kg para cada 1 cv do motor, comprovando sua vocação esportiva. Colabora ainda para a alta performance a transmissão de seis velocidades, de acionamento suave.

Peso reduzido e respostas precisas

O chassi da CB 600F Hornet é do tipo Diamond Frame. A grande revolução tecnológica, porém, fica por conta da substituição dos tubos de aço por estrutura mais leve e rígida em alumínio fundido.

Os três elementos que compõem o chassi (coluna de direção, trave principal e secção de apoio da balança) são soldados entre si, formando uma estrutura mais compacta do que a anterior. Além do menor peso, a mudança garante resistência e rigidez ao conjunto, resultando em maneabilidade e pilotagem mais precisa nas curvas.

As suspensões também foram devidamente trabalhadas. A parte dianteira é do tipo telescópica invertida (Upside Down), com 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso, o que garante conforto durante a pilotagem e maior estabilidade por manter os pneus mais firmes e em contato com o solo.

Já a suspensão traseira é monoamortecida e proporciona respostas progressivas e conforto para o piloto e garupa. Aliada ao chassi na busca por expressivo desempenho, a balança em alumínio ganhou 39,1 mm de comprimento, favorecendo a transmissão de potência ao solo.

Para assegurar eficiência nas frenagens, a Honda disponibiliza duas opções do equipamento: Standard e ABS (Anti Lock Brake System) com CBS (Combined Brake System) Opcional.

A Hornet 2008 passa a ser comercializada a partir de abril utilizando freio dianteiro a disco duplo flutuantes, com cáliper de pistão duplo e diâmetro de 296 mm. Já o traseiro dispõe de um único disco simples de 240 mm e é acionado por cáliper de pistão simples.

O sistema ABS/CBS (opcional), que agregará a linha em maio, será o primeiro a equipar uma motocicleta nacional. A unidade permite que um usuário comum possa frear com total segurança em qualquer situação. Enquanto o ABS minimiza a possibilidade de travamento e, conseqüentemente, o deslizamento dos pneus em superfícies escorregadias, o CBS tem a capacidade de modular simultaneamente a frenagem das rodas dianteira e traseira, com o acionamento do pedal de freio.

A CB 600F Hornet é equipada com pneus largos e de perfil baixo para garantir estabilidade, tração e aderência. O pneu dianteiro é do tipo 120/70–ZR17 e o traseiro com configuração 180/55–ZR 17. As rodas de alumínio de cinco raios possuem desenho exclusivo aro- 17’’.

A motocicleta conta com o H.I.S.S. (Honda Ignition Security System), um sistema imobilizador de proteção contra furto. A tecnologia é considerada um diferencial Honda e proporciona maior segurança ao estacionar o veículo em locais públicos.

Somente a chave original tem capacidade para acionar o motor, devido à identificação por chip eletrônico. Com isso, o piloto fica protegido contra tentativa de furtos com chaves não originais.

Design exclusivo e moderno

O estilo radical e agressivo da CB 600F Hornet chama a atenção. Seu design reforça o conceito “Street Fighter Naked”, uma combinação entre linhas fluidas e formas mais acentuadas e arrojadas aliada à imagem mecânica. Toda a estrutura é focada na leveza e compactação para proporcionar maior esportividade e melhor desempenho.

A carenagem do farol recebeu uma nova geometria em harmonia com o design lateral, que foi segmentado em duas partes. Segundo a Honda, o desenho do tanque de combustível ganhou formas inéditas. Para tanto, necessitou de alta tecnologia de estamparia para moldar as linhas acentuadas, vincos e curvas da peça.

A parte frontal do tanque é mais larga para proporcionar boa autonomia durante a viagem, devido a sua maior capacidade. Agora, ele está com 19 litros, sendo 3,5 litros de reserva. Já a superfície traseira é menor para propiciar melhor encaixe das pernas do piloto.

A lateral recebeu um suporte de pedaleiras com linhas técnicas que se assemelham com o desenho do motor, enquanto a rabeta se assemelha ao suporte das pedaleiras. Para completar, a tampa lateral integra o motor com o assento.

O painel de instrumentos recebeu um exclusivo display digital multifunção, com um conta-giros eletrônico e mostrador analógico em destaque no centro. É possível fazer a leitura do hodômetro total e parciais, indicador da velocidade, nível de combustível, horas, temperatura do líquido de arrefecimento e luzes indicadoras de direção, neutro, farol alto, injeção eletrônica, pressão do óleo, H.I.S.S. (Honda Ignition Security System) e ABS/CBS na versão com este sistema.

O conforto para o piloto e o garupa foi aprimorado. A traseira, mesmo mais compacta, conta com assento mais ergonômico. Em dois níveis, a posição de pilotagem é privilegiada tanto para uso urbano quanto na estrada. Destaque para as alças laterais, deixando o conjunto mais leve nas extremidades e garantindo melhor ergonomia para o garupa. Para complementar, a rabeta está mais curta e termina numa trajetória diferente da do banco formando um perfil semelhante a uma flecha.

Uma das características mais marcantes da CB 600F Hornet é o novo posicionamento do escapamento, que privilegia a centralização das massas, além de contribuir para o balanceamento dinâmico e diminuição do centro de gravidade do conjunto.

Seguindo uma tendência Honda derivada da MotoGP, o componente é curto, encorpado e adota uma ponteira diferenciada em forma triangular. Na prática, resulta em respostas mais rápidas, precisas e garante estabilidade nas curvas e trajetos sinuosos. Sua configuração é do tipo 4X2X1, todo em aço inox e possui sensor de oxigênio e sistema de catalisadores internos.

O novo conjunto óptico é composto por farol com dois blocos ópticos com refletores multifocais sobrepostos e lente de policarbonato. As lâmpadas são independentes de 55W (baixo/alto).

Compondo essa nova estrutura, a lanterna traseira conta com a avançada tecnologia LED (Light Emitter Diode). Num formato fino e integrado ao conjunto da rabeta, o sistema apresenta distribuição do brilho da luz emitida, resultando em expressiva sinalização e visualização em diferentes situações tais como neblina, direção noturna e durante o dia.

As dimensões da nova Hornet também foram alteradas. A relação entre comprimento x largura x altura passou a ser de 2.085 mm x 760 mm x 1.090 mm. A distância entre eixos aumentou em 15 mm e ficou com 1.435 mm. O assento está mais alto com 804 mm e a distância do solo diminuiu 6 mm, hoje com 135 mm.

Disponível nas cores preta e vermelha metálica, o modelo chega às lojas em abril com preço público sugerido de R$ 30.837,00 (versão Standard) e R$ 33.137,00 (versão ABS/CBS Opcional). Os valores não incluem despesas com óleo, frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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