Nova geração da Yamaha MT-09 chega ao Brasil por R$ 43.690

Naked tricilíndrica ganhou novo design, além de câmbio quick-shift, embreagem assistida e controle de tração de série

Por Gabriel Carvalho

A nova geração da Yamaha MT-09 finalmente desembarca no Brasil. Com atraso de cerca de dois anos, já que foi lançada no exterior em 2017, a nova geração da naked chega às lojas no final de março com modificações visuais e novidades eletrônicas, como controle de tração e câmbio quick-shift, com preço sugerido de R$ 43.690. 

Apresentada em 2013, a MT-09 é um dos modelos mais importantes lançados pela Yamaha nos últimos anos. A proposta de criar uma moto com um tricilíndrico de 850cc, que tenha o visual naked e a posição de pilotagem de uma supermotard, trouxe a marca dos três diapasões de volta à vanguarda. O MT-09 se tornou um sucesso entre motociclistas do mundo todo, inclusive no Brasil.

O design renovado se caracteriza pelo novo conjunto óptico com faróis duplos e LEDs, que deixou a MT-09 com aspecto mais agressivo, reforçado pelas novas aletas de proteção ao radiador, que trazem os piscas, antes fixados no farol único. Na traseira, as mudanças também foram marcantes. A começar pela rabeta, mais curta, e com uma nova e exótica lanterna de LED com efeito 3D.

O suporte de placa rente à roda, que segue tendências de design já incorporadas em algumas esportivas europeias, também faz sua estreia no modelo da Yamaha. Para finalizar, o escape continua centralizado abaixo do quadro, mas teve a ponteira redesenhada com traços mais modernos. O facelift deixou a moto com porte mais esguio. 

Mais eletrônica embarcada
A Yamaha não mexeu no motor de três cilindros em linha de 847 cm³. Sem mudanças, portanto, nos 115 cv de potência máxima a 10.000 rpm e no torque máximo de 8,9 kgf.m a 8.500 giros. Contudo, a nova MT-09 recebeu uma nova embreagem deslizante e assistida eletronicamente (A&S), que confere mudanças de marcha mais precisas e sem trancos causados pelo torque excessivo, principalmente ao reduzir marchas. O sistema de assistência ainda reduz em 20% o esforço do piloto no manete de embreagem. 

Completando as mudanças na caixa de marchas, a naked agora conta com o mesmo sistema quickshift (QSS) da YZF-R1, que permite subidas de marchas sem o uso da embreagem. Composto por um sensor que cancela o torque momentaneamente quando detecta que uma marcha acima foi engrenada, a novidade deixa a aceleração mais eficiente e empolgante, o que deve agradar em cheio aos motociclistas que gostam de pilotar mais esportivamente.

A nova MT-09 traz, além do seletor que permite escolher entre três níveis de resposta do acelerador, um controle eletrônico de tração para dosar a entrega de torque do motor para a roda traseira, evitando derrapagens em acelerações bruscas ou em pisos de baixa aderência. O sistema oferece duas opções de ajustes: o modo 1 evita que a roda patine em qualquer situação, enquanto o modo 2 realiza um controle moderado, intervindo menos na pilotagem. Também é possível desligar o controle de tração para tornar a pilotagem ainda mais esportiva.

Já na ciclística, a mudança fica por conta do assento 5 mm mais alto e com mais espaço para a garupa, além da suspensão dianteira. O novo garfo telescópico invertido conserva o mesmo curso de 137 mm, mas passa a incorporar os ajustes em tubos separados. A compressão do amortecedor é regulada do lado esquerdo e o retorno na bengala direita. Segundo a Yamaha, desta forma o fluxo do óleo é otimizado e gera um desempenho mais consistente. 

Os freios, a disco em ambas as rodas e com pinças radiais na dianteira, oferecem o sistema anti-travamento (ABS), mas que não pode ser desligado. 

Mercado
Precursora da família de modelos “Master of Torque”, a MT-09 modelo 2020 chega ao mercado brasileiro no final deste mês de março. As cores disponíveis são azul, preto fosco e cinza night fluo com rodas na cor amarelo fluorescente. O preço sugerido é de R$ 43.690 – aumento de cerca de 10% em comparação ao modelo 2019 vendido atualmente. 

A naked tricilíndrica chega para brigar com modelos, como a Kawasaki Z 900, que tem motor de quatro cilindros e 125 cv, e custa R$ 42.490, mas não oferece controles eletrônicos; ou a Triumph Street Triple S, que tem motor de três cilindros e 765 cc que produz 113 cv e é vendida por R$ 41.000 e conta com um completo pacote eletrônico.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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