Nova CBR 600RR desembarca nas lojas brasileiras

Versão 2008 da esportiva de média cilindrada da Honda tem preço sugerido de R$ 40.751.

Por Leandro Alvares

Importada do Japão e hexacampeã mundial na categoria Supersport, a CBR 600RR 2008 já está disponível nas concessionárias Honda com novas cores e grafismos ainda mais arrojados. Consagrada pela sua potência e leveza, a motocicleta traz características como tecnologia avançada, alta performance e segurança.

Seus detalhes remetem as pistas de competição. A começar pela versão de cor vermelha, que transmite forte identidade com a imagem esportiva da Honda, a cor preta que reforça a imagem urbana e sofisticada, além de manter a versão branca, transmitindo uma imagem chamativa.

Compacta e arrojada, a carenagem frontal é inspirada em elementos concebidos para favorecer a aerodinâmica dos carros de Fórmula 1, proporcionando maior captação de ar e alto desempenho. Denominado “Ram Air”, o sistema proporciona um maior fluxo de ar denso e frio, especialmente em alta velocidade.

Para a iluminação, a CBR 600RR possui um conjunto óptico de lentes multi-refletivas com sistema “Line Beam” (proporciona forte e constante iluminação), resultando em harmonia estética do conjunto e em maior segurança para o piloto, principalmente no uso noturno.

Para proporcionar a pilotagem mais esportiva e ao mesmo tempo confortável, o assento está 15 mm para trás e o guidão 10 mm para cima. O painel de instrumentos totalmente eletrônico contém tacômetro analógico no centro. Além disso, possui dois displays digitais com boa visibilidade de leitura da velocidade, hodômetro parcial e total, marcador de combustível e relógio.

Destaque também para o leve escapamento “Centre-Up” 4 x 2 x 1 com única saída sob a rabeta. Segundo a fabricante, essa característica permite melhor capacidade para inclinação nas curvas e melhoria na aerodinâmica.

Concebido através das tecnologias aplicadas em modelos de competição, o motor DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas, de 599 cm³, quatro tempos, quatro cilindros em linha, 16 válvulas (quatro para cada cilindro), arrefecido a líquido, alcança potência máxima de 120 cv a 13.500 rpm e torque máximo de 6,73 kgf.m a 11.000 rpm.

O propulsor conta com o reposicionamento dos componentes do eixo primário, secundário e do virabrequim. Com isso, diminuiu o peso em 2kg, aumentando eficiência e desempenho. O motor é silencioso em qualquer rotação e pouca vibração.

A versão 2008 dispõe de sistema de injeção eletrônica PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System), que processa com precisão a quantidade de combustível que compõe a mistura, obtendo o máximo de eficiência na combustão.

Entre os resultados alcançados por esse sistema de injeção eletrônica, está a rápida resposta ao comando do acelerador, resultando em potência. Com a combustão da mistura mais eficiente e com o auxílio do sistema de catalisador e do sensor de oxigênio, as emissões de gases poluentes são reduzidas. Isso faz o modelo estar em conformidade com o PROMOT (Programa de Controle de Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

Além disso, o motor é equipado com um sensor responsável em manter o ponto ideal da ignição, evitando a autodetonação do combustível. Caso isso ocorra, o sistema automaticamente retarda a ignição na vela o tempo que for necessário para solucionar o problema. Esse componente também pode corrigir o uso de combustível com baixa octanagem, retardando instantaneamente o tempo de explosão até que qualquer sinal de combustão ou outro barulho desapareça.

O chassi, construído por meio de um sistema de fundição em alumínio sob pressão denominado FDC (Fine Die-Cast), é leve devido ao reduzido número de soldas, unindo apenas quatro seções fundidas.

O modelo recebe também a última geração de Amortecedor de Direção Eletrônico (HESD), que utiliza sensores de velocidade e aceleração, anulando eventuais oscilações do guidão percebidas nas rápidas acelerações e fácil maneabilidade em baixa velocidade. O sistema não está aparente, localizado próximo da mesa do guidão.

Extraída das competições, a suspensão dianteira é do tipo telescópica investida (Upside Down) e conta com o sistema HMAS (Honda Multi Action System), possibilitando a regulagem da velocidade de compressão e de retorno dos amortecedores.

Já a suspensão traseira Unit Pro-Link isola por completo o chassi dos impactos e torções registrados durante a pilotagem. O braço oscilante é inspirado na moto de competição RC 211V, tornando o conjunto mais leve e rígido. 

A CBR 600RR recebe pneus radiais esportivos de perfil baixo e sem câmara e rodas de alumínio de três pontas (aro 17”). Localizado sobre o chassi, o tanque de combustível tem capacidade para 18 litros.

Para assegurar eficiência nas frenagens, o freio dianteiro é composto por dois discos flutuantes e acionamento hidráulico, enquanto que o traseiro dispõe de um único disco e acionamento hidráulico, com diâmetro de 220 mm e cáliper de pistão simples.

O novo modelo conta ainda com o H.I.S.S. (Honda Ignition Security System), sistema responsável pela proteção contra furto. Trata-se da identificação por meio de chip eletrônico localizado na chave de ignição. Assim, somente a chave original tem capacidade para acionar o motor, proporcionando segurança ao estacionar o veículo em lugares públicos.

Disponível nas cores branca, preta e vermelha, a CBR 600RR 2008 tem preço público sugerido de R$ 40.751, com base no Estado de São Paulo, desconsiderando as despesas com óleo, frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

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Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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