Desenvolvimento tríplice no Recife

Nos últimos dois anos, a Honda investiu mais de R$ 40 milhões em unidades no nordeste.

Por Leandro Alvares

Leandro Alvares

Recife, a mais antiga das capitais brasileiras, famosa pelas belíssimas praias, pelo contagiante carnaval de rua, pela riqueza cultural, gastronômica e por outras inúmeras qualidades, também está se tornando referência para o motociclismo nacional.

A cidade pernambucana recebeu, nos últimos dois anos, um investimento superior a R$ 40 milhões por parte da Honda para a criação de três unidades de desenvolvimento do setor de duas rodas.

O “tripé” foi inaugurado no fim de 2006, sendo composto por um CETH (Centro Educacional de Trânsito), CTS (Centro de Treinamento de Serviços) e Centro de Distribuição de Peças de Reposição, este último localizado no município de Jaboatão dos Guararapes.

Além da imponência visual e tecnológica, as instalações impressionam pela série de serviços realizados em prol do motociclismo. No CETH, por exemplo, são ministrados cursos de requalificação de instrutores de CFC’s, cursos de formação de instrutores em concessionárias, de aprimoramento para órgãos e frotistas, palestras, test-drives e aulas de pilotagem voltadas para o cliente final.

“Por estarmos na capital de Pernambuco, conseguimos atender um número maior de motociclistas do dia-a-dia, ao contrário do CETH de Indaiatuba, que está mais distante de São Paulo”, disse Marcello Torres, supervisor do Centro Educacional pernambucano.

A unidade do Recife ocupa uma área de 130 mil metros quadrados, 10 mil m² a mais que a de Indaiatuba, em funcionamento desde 1998. O pátio de treinamento pavimentado, onde são realizados os módulos práticos dos cursos de pilotagem oferecidos — básico, avançado, fora de estrada e quadriciclos —, dispõe de 30 mil m².

“Em 2007, mais de duas mil e duzentas pessoas passaram pelo CETH de Recife, sem ter qualquer custo, já que todas as atividades promovidas por aqui são gratuitas”, destacou Torres. “Para os interessados em fazer o curso, basta procurar a concessionária Honda mais próxima e fazer a inscrição”, acrescentou o supervisor.

Uma significativa diferença entre os CETH de Recife e Indaiatuba é a presença de uma segunda unidade no bloco nordestino: o Centro de Treinamento de Serviços, voltado para o aprendizado técnico e administrativo dos funcionários das concessionárias autorizadas de motocicletas e automóveis Honda. Entre os trabalhos, aulas práticas e teorias de reparação mecânica, elétrica, diagnósticos de defeitos e manutenção.

“Já estou no meu segundo curso de especialização na Honda”, afirmou Syllas Rocha, de 21 anos, que após a conclusão do módulo de chassis decidiu fazer as aulas de motor. “Trabalho na Viamar Motos do Recife há mais de três anos e, assim como outros empregados, sou incentivado a estar sempre aprimorando os conhecimentos”, comentou.

O CTS tem capacidade para atender mais de 150 profissionais por dia. Em uma área coberta de 5,2 mil m², incluindo restaurante e espaço de lazer — nos mesmos moldes da unidade de Sumaré (SP), em operação há 11 anos —, disponibiliza todo suporte necessário para que os profissionais estejam aptos a exercer suas funções com qualidade.

Além das ações com os funcionários, o Centro de Treinamento de Serviços desenvolve um projeto social junto aos jovens carentes entre 17 e 19 anos. A eles, são oferecidos cursos profissionalizantes em mecânica automotiva, com o objetivo de aumentar a oferta de mão de obra especializada e de formar cidadãos. A primeira turma se forma em abril.

“Estou muito feliz com a oportunidade de fazer parte deste curso e me sinto otimista para conseguir um emprego nesta área”, disse Robson José da Silva, de 19 anos, que sonha em se tornar um engenheiro mecânico.

No mesmo espaço em que funcionam o CETH e o CTS, a Honda dispõe de uma pista de motocross para a prática de esportes e cursos off-road. Com 1.460 metros de extensão, o circuito recebeu inclusive a visita das motos do Enduro-Rally Cerapió, tradicional competição realizada entre os dias 23 e 26 deste mês, entre Fortaleza (CE) e Recife (PE). “É uma pista desafiadora, muito difícil nas curvas”, comentou Gustavo Menelau, um dos participantes da prova.

A única unidade construída pela Honda fora da capital pernambucana foi a Divisão de Peças, localizada no município de Jaboatão dos Guararapes, onde a montadora contabiliza quase 14 mil itens estocados e um investimento que ultrapassa R$ 16 milhões.

Com mais de 7 mil m², o depósito está preparado para atender pedidos de toda a rede de concessionárias de automóveis e motocicletas do nordeste, realizando em no máximo de quatro dias a entrega nas Redes com até 1.500 quilômetros de distância. Para a cidade de Recife e região metropolitana, as distribuições ocorrem duas vezes por dia.

No Brasil, a Honda possui outros dois centros de distribuição de peças; um em Manaus (AM) — onde a fabricante nipônica também detém uma fábrica de 200 mil m² de área construída, no Pólo Industrial — e outro em Sumaré (SP).

O “MOTO.com.br” viajou a Recife a convite da Honda.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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