Nova BMW HP4 Race é agressiva com 215 cavalos e 171 kg

O preço desta edição limitada a apenas 750 unidades ainda não foi definido

Por Alexandre Ciszewski

A nova era de motocicletas esportivas continua a se alimentar de modelos derivados diretamente Mundial de Superbike e não o inverso. Assim, a BMW também anuncia a nova BMW HP4 Race, a versão mais extrema da BMW S 1000 RR, com melhor potência, peso e ciclística.

Esta é uma edição limitada com apenas 750 unidades produzidas que serão comercializadas a um preço ainda não determinado pela marca bávara. É a resposta natural da BMW para a Ducati 1299 Superleggera, embora, neste caso, trata-se de uma motocicleta exclusiva para rodar nas pistas, sendo proibido emplacar e utilizar na rua, assim como a Kawasaki Ninja H2R.

À primeira vista não há muitas diferenças de uma BMW S 1000 RR além do grafismo BMW HP Motorsport, mas a BMW HP4 Race é a motocicleta definitiva da BMW para as pistas com muitos detalhes exclusivos.

Para começar, o seu motor de quatro cilindros rende 215 cavalos de potência a 13.900 rpm e um torque máximo de 12,24 kgfm a 10.000 rpm. São mais de 16 cavalos a mais que S 1000 RR, levando o corte até 14.500 rpm (14.200 rpm na versão padrão). Além disso, esta potência é melhor administrada com uma relação de de marchas melhor ajustada para render mais a cada volta.

Embora a potência alta seja notável, a BMW HP4 Race realmente faz a diferença em relação à maioria das motocicletas pelo trabalho de redução de peso por conta da utilização de fibra de carbono, como no chassi monocoque, que pesa apenas 7,8 quilos. O subchassi também é feito do mesmo material e é ajustável em três alturas. Até mesmo as rodas são em fibra de carbono, 30% mais leve que a liga convencional.

É por isso que a BMW HP4 Race pesa apenas 171 kg em ordem de marcha menos que a motocicleta utilizada no Mundial de Superbike. A carenagem em materiais leves e a bateria de íons de lítio de 5 ampères também ajudam neste sentido.

Com enorme potência e agilidade, a moto também conta com ótimos elementos para controlar essa relação peso/potência, já que a BMW não economizou na parte ciclística. Isso porque esta esportiva agressiva conta com garfo invertido Öhlins FGR 300, suspensão traseira Öhlins TTX 36 GP, disco duplo de freio dianteiro de aço T-Type-Racing de 320 milímetros e pinças monobloco Brambo GP4 PR.

A eletrônica também vai um passo além com um controle de tração 15 configurações, freio motor Engine Brake EBR ajustável em 15 posições, anti-wheelie linho ajustável para cada marcha, controle de largada e limitador de velocidade para o pit lane.

Como foi possível notar, a marca alemã quer oferecer ao seu cliente mais fiel uma experiência mais próxima de um piloto de corridas

Veja o vídeo:



Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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