MV Agusta: Milão apresentará a nova F4
No Brasil estão expostos os modelos F4 2009, a Brutale 989R e a Brutale 1078RR, veja as fotos!
Por Roberto Brandão
Por Roberto Brandão
André Jordão e Roberto Brandão
A marca italinana MV Agusta está pronta para apresentar sua nova F4, e nos deu um gostinho de como será o novo design da parte dianteira.
Assim como a MV Agusta Brutale 2010, o desenho geral da moto parece muito com o do modelo anterior. A F4 é um dos modelos ícones de motocicletas esportivas pelo alto padrão dos projetos da marca, sendo considerada a Ferrari das motos.
Mantendo a relação que a F4 tem com a Brutale, nós podemos imaginar que a as motos terão os mesmos motores, quadros e o design dos braços de suspensão. Com isso, podemos perceber que como a Brutale, as formas básicas da F4 serão mantidas, apenas um pouco atualizadas.
Por exemplo, os faróis dianteiros mostram que terão marcadores de lâmpadas LED, mas continuarão com a forma de diamante do antigo modelo. Além disso, a forma do para brisa ficou um pouco mais arredondada.
Claro que será uma motocicleta maravilhosa, mas não podemos deixar de nos questionar se a MV Agusta será capaz de andar com seus próprios pés após a saída do chefe de engenharia e design, Massimo Tamburini, no fim do ano passado, que realizou projetos para a marca desde 1985, incluindo o desenho da F4, a mítica Ducati 916 e a marca Bimota, da qual foi sócio e fundador.
E por aqui o destaque da marca italiana é a MV Agusta F4 1078RR 312 2009 e essa nomenclatura complicada é assim parcialmente traduzida: F4 identifica o motor de 4 cilindros em linha desenvolvido pela Ferrari, 1078 é a cilindrada do motor e 312 aponta a velocidade final. Além das duas “nakeds”: a Brutale 989R e a Brutale 1078RR.
Todas as motos MV Agusta são produzidas com o mesmo refinamento e diferenciam-se em algumas poucas características e especificações técnicas. Os motores são DOHC de quatro cilindros em linha e refrigerados a água, com a capacidade cúbica indicada em seu próprio nome. A diferença em motor está nos pistões forjados que equipam o motor da F4 312.
Em termos de potência, enquanto a 989 tem 142 cv, a 10.900 rpm (torque de 103 Nm, a 8.100 rpm), a 1078 RR dispõe de 154 cv, a 10.700 rotações (torque de 115 Nm, a 8.000 rpm). A F4 RR atinge 180 cv, a 12.200 rpm, e seu torque é de 124 Nm, a 8.200 rpm).
Particularidades para a F4 1078 são o escapamento, com quatro saídas sob o assento, o sistema EBS antitravamento da roda traseira em desacelerações e o amortecedor de direção, que proporciona maior segurança para condução esportiva.
Nem a aquisição da MV Agusta pela Harley Davidson no ano passado deixa as coisas mais claras. A marca americana já produz aqui no Brasil, mas a italiana tem planos para anunciar a produção em terras tupiniquins em meados de 2010. Agora é esperar para ver se teremos uma Ferrari sobre duas rodas com um preço acessível.
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