MV Agusta F3XX: só para a pista e mais leve do que uma MotoGP
Fabricante revelou edição especial da F3, que chama a atenção pelo peso reduzido
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
A MV Agusta Reparto Corse, divisão de competições da fabricante italiana, apresentou uma edição especial da F3, a F3XX. A moto, feita para uso exclusivo em pista, não chama tanto a atenção pela potência do tricilíndrico de 798 cm³ - são 160 cv a 13 mil giros - mas sim pelo peso: apenas 145 quilos (com fluidos e sem combustível).
Para efeito de comparação, a MV Agusta F3XX é mais leve do que os protótipos utilizados na MotoGP, classe principal do Mundial de Motovelocidade. Por regulamento, o peso mínimo das motos utilizadas por pilotos como Valentino Rossi e Marc Márquez é de 157 quilos. Isso no peso seco, sem qualquer fluido ou combustível.
Com isso, é possível concluir que a MV Agusta F3XX é ainda mais leve do que os 145 quilos divulgados pela fabricante se os fluidos forem excluídos. Para conseguir o peso reduzido, foram utilizados materiais leves: as rodas são de alumínio, enquanto a carenagem e outros itens utilizam fibra de carbono.
Por ser uma moto de uso exclusivo em pista, a MV Agusta F3XX não possui luzes na dianteira. A única luz que a motocicleta leva é na rabeta - uma exigência para corridas sob chuva.
Os equipamentos utilizados na F3XX também são de ponta, como era de se esperar. Os freios ficam a cargo da Brembo, a suspensão dianteira conta com itens da Marzocchi e da Öhlins - esta toma conta sozinha da suspensão traseira - e o sistema de escape é um 3 em 1 da SC-Project.
A MV Agusta Reparto Corse não divulgou o preço da F3XX, dizendo que eventuais interessados podem consultar a divisão de competição da fabricante para obter mais informações.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário