Motos podem ser proibidas de circular em Bruxelas em 2021
Órgão da capital belga apresentou estudo francês que mostra que motos emitem mais CO² do que carros
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
As motos estão sob pressão em Bruxelas, capital da Bélgica. O Brussels Environment, órgão governamental que cuida do meio-ambiente, pretende fazer um estudo sobre o impacto ambiental das motos na cidade e, dependendo dos resultados, indicar a proibição da circulação de motocicletas em alguns pontos da capital belga.
A base para o estudo belga é um outro estudo, realizado em Paris, que mostrou que as motos emitem onze vezes mais dióxido de carbono e seis vezes mais óxido de nitrogênio do que os carros.
Atualmente, os carros estão nas normas Euro 6 de emissão de poluentes, enquanto as motos estão na Euro 4 - a partir do ano que vem, as motocicletas deverão obedecer as normas Euro 5.
A medida gera polêmica, já que a Federação Belga de Automóveis e Veículos de Duas Rodas (FEBIAC) fez um outro estudo mostrando que motos e scooters podem reduzir os problemas de trânsito na capital belga. A Federação chamou a ideia de proibir a circulação de motos em Bruxelas de "pura provocação".
Um estudo feito recentemente mostrou que as motos são responsáveis por 6% do total das emissões de CO², 0,2% das emissões de nitrogênio e 0,4% de emissões de pequenas partículas.
Os belgas em Bruxelas devem agora aguardar para ver os resultados do estudo que o Brussels Environment fará para saber se as motos serão proibidas de circular na capital da Bélgica.
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