Acontece
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A Europa é um mercado completamente diferente do Brasil e, entre algumas diferenças, posso citar a diversidade de marcas e modelos. Mas existem outros detalhes que também fazem diferença como: poder de compra, geografia da região, estrutura das cidades/país, clima, distância entre países, cultura e segurança, além de outros mais.
Alguns dados de Brasil, Espanha e Itália serão colocados aqui apenas para termos uma ideia, se somos tão diferentes assim quando o assunto é motocicleta. Vamos a eles:
Na Espanha, nesse primeiro mês de 2022 foram vendidos 13.389 veículos entre motos, ciclomotores e quadriciclos, um crescimento de 47,3% sobre o mesmo período de 2021. O Scooter mais vendido foi um elétrico e, nas motos, a preferência foram duas Naked! Vamos a elas:
SCOOTER |
QUANTIDADE |
01- NIU MQi GT | 507 |
02- HONDA SH 125i | 356 |
03- YAMAHA NMAX 125 | 336 |
04- HONDA PCX 125 | 335 |
05- PIAGGIO LIBERTY IGET ABS | 318 |
06- SYM SYMPHONY 125 | 308 |
07- HONDA FORZA 125 | 278 |
08- KYMCO AGILITY CITY 125 | 266 |
09- YAMAHA X-MAX 125 | 232 |
10 - HONDA X-ADV | 194 |
MOTO |
QUANTIDADE |
01- KAWASAKI Z900 | 229 |
02- YAMAHA MT-07 | 203 |
03- HONDA CB500X | 200 |
04- YAMAHA XTZ 700 TÉNÉRÉ | 180 |
05- HONDA CB 650R | 148 |
06- BMW R 1250 GS | 142 |
07- HONDA AFRICA TWIN | 135 |
08- KTM 125 DUKE | 129 |
09- HONDA NC 750 X | 108 |
10- HONDA CB 125 F | 103 |
Pelo que podemos entender nesses números, a mobilidade é a grande motivadora para vendas, ou seja, o uso do dia/dia. Igualmente aqui no Brasil, as Scooters são uma opção mais prática, rápida e econômica de se locomover, que está aumentando a algum tempo, as opções disponíveis ofertadas pelas marcas. Já olhando o perfil das motos, talvez a estrutura de boas estradas e distâncias mais curtas entre opções de destinos interessantes, levem a busca por motos com propostas mais esportivas mas, o ranking está bem misturado e equilibrado, sendo 5 modelos com perfil Naked, uma delas 125cc, 3 modelos de Big Trail e 2 motos na categoria On/off road.
As motos a combustão ainda são mais de 90% das vendas e os elétricos ficam com aproximados 9%.
Outro detalhe, a Honda tem maior número de modelos entre as dez.
Na Itália o mês de janeiro encerrou positivo em 5,9% para vendas no setor, com aumentos significativos de 47% na categoria dos ciclomotores e 23, 3% nas motos. Um dado interessante são os patinetes, que cresceram muito pouco (0,3%) mas, mesmo assim venderam 6.041 unidades! Os ciclomotores elétricos superaram 2021 em 156,6%. Apesar de vizinhos, temos comportamentos e culturas diferentes entre Itália e Espanha. Vamos aos números:
SCOOTER |
QUANTIDADE |
01- HONDA SH 150 | 616 |
02- HONDA SH 300 | 520 |
03- HONDA SH 125 | 376 |
04- KYMCO AGILITY 125 | 331 |
05- PIAGGIO BEVERLY 300 | 244 |
06- HONDA SH MODE 125 | 240 |
07- PIAGGIO BEVERLY 400 | 217 |
08- PIAGGIO VESPA GTS 300 | 194 |
09- PIAGGIO MEDLEY 125 | 193 |
10- SYM SYMPHONY 125 | 190 |
MOTO |
QUANTIDADE |
01- BENELLI TKR 502 X | 336 |
02- BMW R 1250 GS | 228 |
03- HONDA AFRICA TWIN | 228 |
04- MOTO GUZZI V7 | 223 |
05- KEEWAY RKF 125 | 220 |
06- HONDA CB 500 X | 199 |
07- DUCATI MULTISTRADA V4 | 174 |
08- YAMAHA TÉNÉRÉ 700 | 166 |
09- FANTIC MOTOR 125 | 145 |
10- BMW R 1250 GS ADV | 144 |
Esses números não são muito diferentes da Espanha se considerarmos a população das duas mas, os modelos sim, estes são bem diferentes! Vemos um domínio nas Scooter de Honda e Piaggio e, outro detalhe, aparecem mais modelos com potências maiores, será que é o DNA Italiano por máquinas potentes?
Quando olhamos as motos, também notamos um comportamento diferente trazendo a Benelli no topo da lista com um modelo aventureiro que bateria de frente com a CB 500X, porém mais “requintado”. As três mais vendidas têm apelo on/off road e, em seguida, vem uma clássica de 65 cavalos e duas 125 cc estão no meio das 10 mais.
Outro fator curioso é o empate entre GS 1250 e Africa Twin, porque essa igualdade, ou melhor, porque aqui no Brasil é tão diferente?
Honda e Piaggio com quatro modelos cada uma nos Scooters, deixando Kymco e Sym ocupando os dois lugares restantes. Nas motos está muito equilibrado, mas Honda e BMW estão com dois modelos cada uma e as outras seis posições estão distribuídas.
Curiosidade apenas: Triumph, Suzuki, Harley, KTM…nem sinal de fumaça…
Nosso país é continental e tem muita gente! Devido a isso, os números são proporcionais em tudo, tanto para o bem, como para o mal. As vendas de motos em janeiro de 2022 estão melhor do que foram em 2021, e olha que 21 foi o melhor dos últimos anos! Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram emplacadas “apenas” 89.685 motocicletas, ou seja, mais que um ano da Italia e também, mais de 6x o janeiro da Espanha! Se falarmos de dezembro de 2021 então, o Brasil vendeu 112.401 unidades! Mas o que vendeu mais? Quais modelos?
SCOOTER |
QUANTIDADE |
01- YAMAHA NMAX 160 | 3.195 |
02- HONDA PCX 150 | 1.589 |
03- HONDA ELITE 125 | 1.358 |
04- HONDA ADV 150 | 857 |
05- SHINERAY XY 50 | 807 |
06- YAMAHA NEO 125 | 770 |
07- YAMAHA NMAX 250 | 457 |
08- VOLTZ EV 1 | 232 |
09- DAFRA CRUISYM 150 | 44 |
10- DAFRA MAXSYM 400 | 40 |
MOTO |
QUANTIDADE |
01- HONDA CG 160 | 23.938 |
02- HONDA NXR 160 | 9.350 |
03- YAMAHA YBR 150 | 3.510 |
04- HONDA CB TWISTER 250 | 3.008 |
05- YAMAHA FAZER 250 | 2.378 |
06- HONDA XRE 300 | 2.078 |
07- YAMAHA YS 150 FAZER | 1.892 |
08- HONDA XRE 190 | 1.429 |
09- YAMAHA LANDER 250 | 1.346 |
10- YAMAHA XTZ 150 | 1.237 |
Esses números mostram a nossa realidade. A Fenabrave classifica Scooter e Cub juntas, mas, para ficar igual a Itália e Espanha, separei. A Biz vendeu 12.571 unidades e a Pop 9.585 mas, como elas não entram como Scooter e nem como moto, são Cub's, ficaram de fora para facilitar o comparativo.
A primeira Naked que aparece é a MT 03 com 637 unidades vendidas e vem seguida das CB 500, 500x e 650. Só depois surge a primeira Big Trail com a Tiger 900, vendendo 255 unidades.
Curiosidade: Apenas a MT 03, que não está nem perto das 10 mais vendidas no Brasil, vendeu mais que as 02 Scooters mais vendidas na Itália e Espanha.
A realidade do Brasil é outra e o mercado também. Com essa pandemia a busca por economia e aumento de renda com certeza colaboraram para esses números, mas, outro ponto, me ajudem vocês, podemos pensar que nesses dois países, quando a pessoa quer comprar uma moto para o dia/dia, ele vai na Scooter por ela ser mais prática, econômica e ter espaço para guardar as coisas? E aqui no Brasil existe ainda um pouco de resistência (diminuindo) com as Scooters? Não sei…
Uma NMax 160 custa entre 16 a 17 mil reais e foi a scooter mais vendida. Já a moto mais vendida foi a CG 160 e está entre 11 e 12 mil reais. A elétrica Voltz EV1 está na oitava posição, enquanto que na Espanha, a NIU MQi GT foi a mais vendida. Ainda nos faltam opções de elétricas…
Esses números me motivaram a apresentar marcas que a maioria de nós não conhece, mas se encaixam nesse mercado de baixa cilindradas do Brasil! Por hora, ficamos na torcida para que as montadores que dominam o nosso mercado tragam alguns modelos interessantes que existem por outros países e não tem por aqui!
Aqui o link de duas matérias com marcas que agitariam nosso mercado.