MOTO.com.br visita fábrica da Yamaha
De portas abertas, a montadora anunciou planos audaciosos para o Brasil nos próximos anos
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Aladim Lopes Gonçalves
A Yamaha do Brasil convidou o portal MOTO.com.br para visitar a sua fábrica, no Pólo Industrial de Manaus (AM). Durante um dia inteiro conhecemos as linhas de produção de vários modelos como a YBR (primeiro modelo 125cc da marca com motor quatro tempos produzida no país), a Fazer YS 250 (primeira motocicleta 250cc com injeção eletrônica no Brasil), Lander XTZ 250 (primeira off-road com injeção eletrônica) e a novíssima Ténéré 250.
Inaugurada em 1985, a fábrica está situada em um terreno de 420 mil m², tem hoje cerca de 3.000 funcionários e produziu em 2010 224.225 motocicletas e cerca de 15 mil motores de popa para navegação. Segundo a Yamaha, a unidade está preparada para produzir até 400.000 motocicletas por ano em três turnos. Levando em consideração a sua capacidade produtiva, no ano passado, foram utilizados 55% do volume total.
A linha de montagem de motos é composta de vários departamentos como fundição, solda, acoplamento de motor e transmissão, pintura, estamparia, entre outros. Em cada etapa é feita uma revisão no processo para garantir a qualidade e padronização. Se o componente apresenta alguma característica fora das especificações volta uma etapa na linha ou é substituído por outro.
Um detalhe curioso na fábrica da Yamaha é a grande presença de mulheres na área de produção, especialmente na parte de montagem de peças e componentes e no laboratório de pintura (um ambiente isolado e com assepsia total para evitar qualquer tipo de contaminação). Um dos supervisores da fábrica ressalta que o trabalho das mulheres nos pequenos detalhes, como na colocação dos raios de roda, surpreende pela agilidade e qualidade.
Projeto audacioso
A reportagem do MOTO.com.br também participou de uma conferência de imprensa, na qual a direção da Yamaha anunciou um projeto audacioso de expansão no Brasil, o maior desde sua instalação aqui em 1970 e a abertura da sua primeira fábrica no país em 1974.
O próprio presidente da Yamaha do Brasil, Shigeo Hayakawa, apresentou aos jornalistas convidados os planos para a ampliação da capacidade produtiva da fábrica na Amazônia para até 600 mil unidades anuais em um primeiro momento e para até um milhão de unidades em uma fase posterior, como parte de um projeto de reestruturação para os próximos anos. Os planos da marca não devem se limitar apenas ao aumento da produção de modelos atuais. Portanto, o lançamento de novos produtos devem estar sendo estudados pela Yamaha, inclusive com a produção de modelos flex.
“O mercado das duas rodas no Brasil está maduro e a Yamaha entende que esse é o momento ideal para colocarmos em prática o nosso plano de expansão. A Yamaha é líder de vendas em vários mercados e no Brasil temos espaço para crescer muito mais. A presença da nossa rede de concessionários que hoje conta com mais de 550 pontos no país também será ampliada durante esse processo”, ressalta Hayakawa.
Para o diretor comercial da Yamaha do Brasil, Mário Rocha, a marca está vivendo um momento especial, e essa é a oportunidade ideal para se estabelecer novos paradigmas em todos os níveis da empresa, desde a produção, vendas e pós-vendas, aproximando mais o motociclista de quem produz o seu objeto de desejo, a sua moto.
“Criamos a Universidade Yamaha que está treinando a equipe técnica da rede para que o cliente, na hora que vai comprar a sua moto, saiba tudo sobre o produto que está adquirindo com qualidade e segurança. Queremos ficar mais próximos do consumidor e estamos adotando um compromisso aqui na Yamaha que nenhuma moto deve ficar parada mais de um dia na assistência técnica por falta de peça”, destaca Rocha.
Os planos da Yamaha para o futuro parecem ser mesmo audaciosos. Agora é esperar pela realização das mudanças nas concessionárias e nas relações com o consumidor e acompanhar a ampliação da fábrica e, o principal, torcer por novos lançamentos que atendam às necessidades do motociclista brasileiro. Enquanto isso confira a galeria de fotos da nossa visita à fábrica da Yamaha e o podcast com a entrevista do presidente da Yamaha do Brasil, Shigeo Hayakawa.
* O jornalista viajou a Manaus (AM) a convite da Yamaha do Brasil
Fotos: Divulgação e Aladim Lopes Gonçalves
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário