Motocar desenvolve triciclo para cadeirantes
Modelo em testes deve ser lançado no mercado com preço de ¼ de um veículo de quatro rodas adaptado
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
A Motocar, fabricante de triciclos instalada na zona franca de Manaus (AM) e pioneira na fabricação de veículos de três rodas homologados no país, apresenta um protótipo que promete atender as necessidades de mobilidade dos cadeirantes.
A empresa investiu cerca de R$ 100 mil no projeto e trabalhou na adaptação do triciclo com base na versão que a empresa já comercializa o MTX150, mais conhecida como modelo de passageiros que transporta até duas pessoas e uma carga de até 25 kg.
O escolhido para realizar os primeiros testes no protótipo foi o atleta paraolímpico, José Maria, mais conhecido como “Zé”. Nascido em Xapuri, no Acre, e que teve poliomielite aos oito anos o deixando com paralisia nos membros inferiores.
Depois de exercer outras atividades, conheceu o halterofilismo, esporte que o tornou recordista em sua categoria no Estado do Amazonas. Com uma rotina diária de treinos, o atleta sonha em participar das paraolimpíadas em 2016. Atualmente é representante da Federação Paraolímpica do Amazonas (FEPAM).
“Agradeço pela confiança da empresa em me conceder a primeira unidade do triciclo adaptado. Para nós cadeirantes é um sonho saber que estão investindo em nosso conforto e mobilidade. Sem dúvida é um grande avanço para a sociedade”, comenta José Maria.
O triciclo adaptado MTX150 vai oferecer marcha à ré, sistema misto de eixo cardã com corrente de transmissão, além de controles manuais da embreagem, pedal de marcha e freios, itens adaptados de forma ergométrica permitindo facilidade no manuseio do veículo.
A empresa pretende avaliar o modelo adaptado por mais seis meses. Após o período de testes, a Motocar pretende lançar o produto nacionalmente. Quanto ao preço, a empresa acredita que será cerca de ¼ do preço de um veículo de quatro rodas adaptado.
Foto: Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário