Motoboys do Brasil celebra os heróis anônimos das ruas brasileiras

Projeto da destaque aos heróis que movimentam o Brasil através das motos !

Por Marcio Viana

Em uma sociedade movida pela mobilidade e velocidade, os motoboys brasileiros se tornam protagonistas. O projeto "Motoboys do Brasil", realizado pela produtora Barro de Chão com patrocínio dos Lubrificantes Mobil™, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, traz as histórias à tona, registradas em um livro, documentário e exposição fotográfica itinerante. O lançamento nacional acontece na capital paulista neste mês de junho. Foram mais de 500 motoboys entrevistados em diversas cidades do Brasil, contado varios relados de vida.
 
 
O livro “Motoboys do Brasil” oferece uma perspectiva atual da profissão e inclui relatos pessoais e culturais de motoboys por todo o país. O material coletado é parte de uma exposição itinerante e uma plataforma digital acessível gratuitamente no canal do projeto no YouTube. 
 
“Motoboys do Brasil” é uma homenagem a uma profissão que movimenta não apenas mercadorias, mas também histórias de coragem, resiliência e determinação, mobilizando uma sociedade. Na Moove, empresa responsável pela produção e comercialização dos lubrificantes Mobil™️ no Brasil, temos imenso orgulho em reconhecer, valorizar e apoiar esses profissionais tão importantes que contribuem diariamente para o desenvolvimento do nosso país,” diz Mara Pezzotti, Vice-Presidente de Soluções de Marketing da Moove. Quem não se lembra na epoca da pandemia onde tudo estava fechado e os unicos que estavam trabalhando sem parar eram os Motoboys, fazendo entregas nos lugares mais remotos. 
 
 
“Segundo Mara, para a Moove o crescimento só faz sentido se beneficiar ambas as partes interessadas, gerando possibilidades para a sociedade e principalmente para pessoas. “Mais do que suprir demandas de mercado ou da nossa estratégia, gerar impacto positivo para o público em geral e com que nos relacionamos faz parte do nosso jeito de ser", finaliza executiva da Moove. 
 
A exposição "Motoboys do Brasil"  
 
A pré-estreia aconteceu no dia 6 de junho, no Festival de Interlagos - edição Motos. No dia 13 de junho, houve o lançamento oficial do livro e da exposição, junto com a exibição do documentário no Centro Cultural G10 Favelas, em Paraisópolis. onde o Moto.com.br esteve presente e pode presenciar o trabalho na integra e falar com alguns motoboys que estão no livro. Em julho, o projeto seguirá para Ilhéus, Bahia. 
 
 
De acordo com Mauro Rossi, CEO da Barro de Chão, “Motoboys do Brasil” cumpre a missão de reconhecer e valorizar a vida desse segmento social, cultural e profissional essencial para a sociedade brasileira. 
 
Paraisópolis sedia o Lançamento Oficial de “Motoboys do Brasil” 
 
Paraisópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo, foi escolhida para sediar o lançamento oficial devido à sua forte organização social e cultural. “As pessoas nas favelas periféricas do Brasil têm demonstrado força, criatividade e talento para transformar suas realidades. Paraisópolis exemplifica esse movimento,” declara Mauro Rossi. 
 
O evento é organizado em parceria com o G10 Favelas, que tem como objetivo transformar as favelas em polos de negócios e investimentos. “Queremos derrubar barreiras, unir propósitos e narrativas. Projetos como esse ajudam a reduzir as distâncias sociais e mostrar que, unindo esforços, podemos transformar muitas vidas,” diz Gilson Rodrigues do G10 Favelas. 
 
 
De acordo com a Vice-Presidente de Soluções de Marketing da Moove, a empresa olha para seu público de uma forma diferente, entrega mais do que o produto, cria relações de longo prazo. “Seja nos carros, nas motos ou na indústria, olhamos para todos nossos consumidores. Nós somos uma empresa que não para e que está em constante movimento, buscando performance e alta tecnologia”, explica Mara. 
 
 
SERVIÇO 
Lançamento do Projeto “Motoboys do Brasil” - Livro, Exposição Fotográfica e Documentário. Produzido pela Barro de Chão com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura e patrocínio dos lubrificantes Mobil™. 
 
DATAS: 
De 13/06/24 a 15/07/24 
Local: Pavilhão Cultural do G10 Favelas - R. Itamotinga, 100 - Paraisópolis, São Paulo - SP, 05706-320 
Horário:10h 
 
De 24/07/24 a 26/08/24 
Local: Teatro Municipal de Ilhéus - R. Jorge Amado, 21 - Centro, Ilhéus - BA, 45653-200 
Horário: 18h 
 
Para mais informações, visite: Canal do Projeto Motoboys do Brasil no YouTube 
 
EQUIPE TÉCNICA: 
Idealização e realização: Barro de Chão Editora e Produções Ltda. 
Direção geral e produção executiva: Mauro Rossi, Mirelle Hampel 
Patrocínio: Lubrificantes MobilTM 
Pesquisa: Victor Melo, Leonardo Vinhas, Zozi Mendes, Celene Sousa, Lucas Hampel Meireles, Julian Alhadef, Mauro Rossi, Mirelle Hampel 
Texto: Victor Melo, Leonardo Vinhas, Livia Santana, Mauro Rossi, Mirelle Hampel 
Tradução: Sabrina Gledhill 
Revisão de texto: Patrícia Calazans 
Direção de arte: Mauro Rossi 
Projeto gráfico: Zozi Mendes 
Fotografias: Julian Alhadef, Aramaca, Mauro Rossi, Zozi Mendes 
Ilustração: Nik Neves 
Curadoria: Mauro Rossi 
Projeto editorial: Barro de Chão 
Audiovisual: Julian Alhadef 
Web design: Lucas Hampel Meireles 
Trilha sonora: Ed Staudinger 
Tratamento de imagens: Culturando 
Relações internacionais: Monique Rossi, Mauro Rossi, Mirelle Hampel 
Assessoria para lei de incentivos: Luli Hunt 
Prestação de contas: Cidadania Corporativa Arte e Cultura 
Produtora assistente: Ivete Gomes 
Assessoria contábil: Jotacont Contabilidade 
 

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br