Moto Tavax 2011V é guepardo em duas rodas
Modelo criada pelo japonês Ken Tabata desbancou concorrentes na maior competição de customizadores dos EUA
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Carlos Eduardo Bazela
Quem vê os americanos na TV criando todos os tipos de motocicletas possíveis e, principalmente, imagináveis, não tinha dúvidas sobre quem venceria a edição 2011 do AMD World Championship of Custom Bike Building. O famoso concurso de customização de motocicletas aconteceu em Sturgis, localizada em Dakota do Sul durante um dos mais importantes encontros de motociclistas dos Estados Unidos e atraiu competidores que vieram também do Canadá, Rússia, Inglaterra, França, Itália e Japão.
Entretanto, para a surpresa geral, o primeiro lugar da categoria Freestyle, que permite todo tipo de modificação e a criação de motos que não existem no mercado, ficou com a japonesa Tavax 2011V, obra prima de Ken Tabata e de sua empresa, a Tavax Engeneering. A moto levou quase três anos para ser finalizada e tem motor SH93 da S&S, empresa conhecida por fornecer propulsores V2 de grande desempenho. A transmissão de cinco velocidades com correia belt drive no melhor estilo Harley Davidson da qual também partilha o banco estilo pendurado da Rocker C. Mas as semelhanças com uma motocicleta de linha param por aí.
A concepção do projeto, segundo a Tavax Engeneering, buscou inspiração nas palavras do poeta Railner Maria Rilke: “Certamente, toda arte é o resultado de alguém que se pôs em perigo, que passou por uma experiência do começo ao fim, da qual ninguém pode ir mais adiante”. O resultado é uma motocicleta de design agressivo e poderoso, definida pelo próprio Tabata como “um guepardo prestes a atacar”. Uma escultura calçada por pneus Dunlop de medidas generosas: 120/60 – 17, na dianteira, e 190/55 – 17, na traseira.
O material utilizado na fabricação também colabora para comparar esta moto a uma peça de decoração de alto luxo. Todo feito em alumínio, o chassi da 2011V é composto por formas arredondadas trabalhadas nos mínimos detalhes, como o paralama traseiro, que, em conjunto com a lanterna, dá o efeito de uma luminária de mesa colocada em cima do pneu. Também chamam a atenção a robustez da balança e do garfo que seguram as rodas Marchesini modificadas de 17” equipadas com freios a disco de dois pistões Lockheed.
Por fim, a pintura cromada, feita pelo próprio Ken Tabata, exalta as curvas que compõem o corpo da moto, completando o conjunto que forma uma showbike com cara de obra de arte. Capaz de desbancar europeus e americanos em uma das mais espetaculares premiações do mundo das duas rodas.
Diversas categorias
O AMD World Championship também possui outras categorias além da Freestyle. São premiadas também:
Modified Harley-Davidson Class: Aqui é obrigatório manter a plataforma que caracteriza as motocicletas mais famosas do mundo. Entretanto, modificações são permitidas desde que não descaracterizem a moto. Aprimoramentos no motor, mesmo as mais radicais como adição de turbo podem ser feitos. A moto que venceu nesta categoria foi a Union, dos italianos da Abnormal Cycles.
Performance Custom Championship: Nesta categoria, a prioridade é aumentar o desempenho. Todas as técnicas e modificações mecânicas empregadas com esta finalidade são permitidas, incluindo o uso de energias alternativas. A avaliação é feita com demonstrações que incluem corridas do tipo drag, circuito e até off-road, com vitória da AFT Customs e sua Sentoh.
Production Manufacturer Championship: Todos os tipos de modificações são aceitas, mas a categoria permite apenas a participação de versões modelos com várias unidades produzidas anualmente. Quem levantou o caneco foram os americanos da Darwin Motorcycles com a RLX.
Para ver as motos que participaram de todas as categorias da edição 2011 do AMD World Championship of Custom Bike Building, acesse o site: http://www.amdchampionship.com/results/2011-worlds-sturgis
Fotos: Divulgação
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