Moto custom de baixa cilindrada, serve para que?
O estilo custom, só serve para motos grandes?
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
O estilo de motos custom tem muitos aficionados pelo mundo todo, é um mercado que talvez mais venda acessórios e roupas. É impressionante a quantidade de ítens para todos os modelos de motos custom que existem.
Fora isso, nos motoclubes inicialmente, a maioria das motos eram custom. Os coletes de couro com nome do motoclube, a bandana, o estilo, a moto personalizada, enfim, tudo girava em torno das motos custom.
Mas, e quem não tem grana para comprar uma Harley zero quilômetro por exemplo? Praticamente a única marca no país que comercializa esse estilo de moto, a Harley está sozinha depois que a Indian foi embora do Brasil.
E quem está começando, mas prefere ter uma moto menor por serem super fáceis de pilotar, econômica, confortáveis e altamente personalizáveis?
As opções de motos custom novas de baixa cilindrada no Brasil, são duas! A Haojue tem a Chopper Road 150 e a Master Ride 150, custando algo em torno de 14 e 17 mil reais respectivamente, que, mesmo estando junto com a Suzuki, ainda precisa ganhar a confiança do brasileiro
Nesse mercado, oportunamente surgiu a Royal Enfield que, mesmo não tendo motos custom nessa faixa de cilindrada, pelo estilo retrô, possibilidades de personalização e um custo bem interessante, estão atraindo as atenções de muita gente.
A custom de baixa cilindrada mais famosa do Brasil é a Intruder 125 da Suzuki, que chegou por aqui em 2002, vinte anos após ser lançada no exterior, o que aconteceu em 1982!
Demorou um pouco para emplacar mas, em 2007, com algumas melhorias, caiu no gosto do brasileiro e seguiu até 2017, quando parou de vez.
Econômica, baixa manutenção, facilidade de personalização, confortável, são alguns dos atributos dessa pequena guerreira que ainda rodam pelo país inteiro.
Quer saber quanto custa uma Intruder 125 usada? É só clicar aqui:
Quando pensamos em mundo, existe um mercado forte da categoria atuando e várias opções de motos custom nessa faixa de cilindrada com custo interessante. Mesmo sendo 125 cc temos opções bicilindricas e monocilíndricas.
Dentre elas, vamos falar dos modelos que nunca vimos e talvez nunca vejamos por aqui. Separamos cinco modelos que achamos ser bem interessantes:
O motor com dois cilindros em “V”de 60º, refrigeração líquida e três válvulas no cabeçote, foi bem projetado para desempenho em pouco espaço. Entrega 13 cv , pesa 165 kg e o escapamento 2 em 1 dá um toque especial.
O estilo Bobber fica claro nos pneus maiores, guidão plano, as molas da suspensão dianteira e a cor preta. O conjunto tem forte personalidade e estilo!
A parte moderna aparece no estiloso painel analógico e digital que traz todas informações necessárias, além de dar um visual bem legal.
Essa parece grande, mas não é! Com motor V-twin refrigerado a água, rende ótimos 14,5 cv a 8.500 rpm, e ainda entrega 14 Nm a 6.500 rpm. Transmissão por correia dentada é outra característica das maiores.
Com um banco minimalista, destaca o para-lama traseiro. Todo o conjunto segue linhas modernas e mantém a funcionalidade do dia a dia. A altura do assento ao chão é de 690 mm, o que facilita a vida principalmente dos iniciantes. Vem com freio a disco de 300 mm na frente e 240 mm na traseira para garantir paradas seguras e eficientes.
O design é muito legal e , por vir toda preta, chama a atenção os retrovisores, as rodas, o painel todo digital colocado entre o tanque e o guidão, parecendo uma moto bem maior. Pesa 164 kg.
Menos “bandida” e mais "chopper", nem por isso chama menos atenção, a Rockster tem mais o estilo custom raiz. Rodas raiadas, setas estilosas, um mini sissy-bar, guidão mais plano, enfim, dá um visual mais esportivo dentro do estilo. A cor amarela garante ser notada por onde passar.
Com motor monocilíndrico de 125 cc, é mais simples inclusive no desempenho. Com 10,5 cv de potência, pode deixar a desejar alguns mas, deve agradar outros devido ao preço e o peso de 127 kg.
Suspensão dianteira mais longa e freio a disco na dianteira, completam o estilo, a moto parece ser bem confortável.
Outra bi-cilíndrica de refrigeração líquida e injeção eletrônica, oferece 11,4 cv de potência com escapamento 2 em 1.
Como pede o estilo, a estética é um dos destaques. Baixa e longa, prioriza as peças pretas. Apesar de uma aparência clássica, o painel traz a modernidade sendo totalmente digital.
Pesa 155 quilos, tem 680 mm do assento ao solo e transmissão por corrente.
Mais simplistas, vem com motor monocilíndrico refrigerado a ar que entrega 11 HP de potência e 9 Nm de torque, talvez a mais modesta da categoria mas, o preço também é menor e o consumo informado pelo fabricante fica em quase 50 km/l.
O tanque em forma de lágrima, as rodas raiadas de 18” na dianteira e 15” na traseira, farol redondo, chassi de aço, amortecedor traseiro com reservatório e o escape cromado, completam o estilo.
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