Michelin lança novo pneu para bigtrails; confira impressões

Anakee Adventure propõe uso tanto no asfalto quanto na terra; o MOTO.com.br testou e conta como foi

Por Gabriel Carvalho

Nesta semana, a Michelin lançou o pneu Anakee Adventure, novo composto da fabricante para motocicletas bigtrail. Com uma composição, segundo a marca, de 80% para o asfalto e 20% para a terra, o pneu entra na gama de modelos da Michelin para motos do segmento e amplia a abrangência da empresa - o lançamento se junta ao Road 5 Trail (100% asfalto) e ao Anakee Wild (50% asfalto e 50% off-road).

Além de inédito, o composto também é fabricado em mais medidas do que os antecessores, o que permite o uso em todas as bigtrails comercializadas no Brasil. A nova BMW R 1250 GS, que desembarca no país neste ano, já virá de fábrica com o Anakee Adventure, segundo a Michelin.

O objetivo com o pneu é, segundo a fabricante, proporcionar estabilidade e conforto no asfalto e permitir leves incursões na terra - ficando em uma faixa intermediária entre os dois modelos da marca que já estavam disponíveis no mercado.


Foto: Divulgação

“O novo Michelin Anakee Adventure é o primeiro pneu trail da Michelin a incorporar as tecnologias Michelin 2CT e Michelin 2CT+, anteriormente utilizadas apenas em pneus on-road, que se aplicam, respectivamente, na dianteira e traseira”, explica Daniel D’Almeida, gerente de Marketing da Michelin América do Sul.

Segundo a fabricante, a tecnologia empregada no pneu dianteiro, a 2CT, "combina diferentes compostos de sílica no centro e nos ombros, garantindo aderência em todos os momentos - especialmente em piso molhado - sem prejudicar a performance no tempo seco ou a vida útil do pneu".

Já no conceito do pneu traseiro, 2CT+,  a Michelin explica que "o composto de borracha usado no centro do pneu funciona como uma camada rígida abaixo do composto utilizado para os ombros, proporcionando maior estabilidade ao inclinar, ao mesmo tempo em que oferece alto desempenho em condições úmidas e secas, também sem prejudicar a vida útil do pneu".

Sob controle na terra; performance no asfalto surpreende

Para apresentar o modelo à imprensa, a fabricante levou jornalistas de veículos especializados - entre eles o MOTO.com.br - para o Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, no interior do estado de São Paulo. No local, três modelos diferentes estavam equipados com o Anakee Wild: Ducati Multistrada 950, Triumph Tiger 1200 e BMW R 1200 GS.

Com uma proposta 80/20 na proporção asfalto/terra, a imprensa pôde percorrer um pequeno trecho off-road do complexo do Velo Città e  completar voltas no traçado utilizado, entre outras categorias, pela Stock Car.


Foto: Divulgação

Apesar de a fabricante não ter fornecido outros modelos - seja da concorrente, seja da própria marca - para efeito de comparação, foi possível avaliar o Anakee Adventure baseado nas informações passadas pela Michelin na apresentação do composto.

Na terra, mesmo para os pouco experientes no off-road foi possível passar sem sustos pelo trajeto montado pela fabricante. O composto passa confiança para o piloto, que se mantém no controle o tempo todo, com tração e facilidade para mudar de direção em meio a terrenos com pedras um pouco maiores. Para a proposta, o Anakee Adventure se mostrou adequado.

Mas foi no asfalto que o modelo se destacou além do esperado. Além da aderência, surpreendeu a ausência de vibrações ao inclinar a moto - olhando para o desenho da banda de rodagem, imagina-se que a vibração é inevitável devido ao espaço entre os sulcos.

Para minimizar essa característica, entretanto, a Michelin inseriu camadas de borracha no espaço entre os sulcos. O resultado, pelo menos no asfalto liso do Velo Città, foi positivo. O composto passou confiança e foi possível abusar nas inclinações com as bigtrails em algumas curvas do Velo Città. 

Outro aspecto positivo do Anakee Adventure é como ele 'avisa' o piloto sobre os limites de aderência. Nas frenagens mais fortes, a traseira da moto se movia para os lados 'avisando', mas nada que assustasse o piloto ou passasse a sensação de perda de controle. 

Durante a apresentação, a Michelin destacou em algumas oportunidades o desempenho do Anakee Adventure em piso molhado. Não tivemos, no entanto, a oportunidade de testar tal característica do novo composto da fabricante francesa, que é importado para o Brasil.

Confira as medidas do Anakee Adventure:

Dianteira:

  • 90/90 - 21 M/C 54V 
  • 110/80 R 19 M/C 59V 
  • 120/70 R 19 M/C 60V 

Traseira:

  • 130/80 R 17 M/C 65H 
  • 140/80 R 17 M/C 69H 
  • 150/70 R 17 M/C 69V 
  • 170/60 R 17 M/C 72V 
  • 150/70 R 18 M/C 70V 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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