Mais uma marca de motos no Brasil. Fantic chega em 2023!
A clássica marca de motocicletas italianas desembarca em parceria com a Grupo 2W Motors
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A Fantic é uma marca de motocicletas italianas com mais de 54 anos de tradição e a partir de 2023 será comercializada no Brasil, assim como as novas marcas Zontes e Bajaj.
Inicialmente serão oferecidas cincos versões da linha com design retrô, Caballero 500 - Deluxe, Flat Track, Explorer, Rally e Scrambler – e também a XEF 250 Enduro para quem curte o off-road.
O Grupo 2W Motors será responsável por trazer as motocicletas da Fantic. Atualmente, o grupo já trabalha com as bicicletas elétricas da marca italiana, além das motos da Husqvarna, Piaggio e KTM Bikes. O Grupo ainda foi responsável pela primeira concessionária da Royal Enfield no Brasil, inaugurada em 2017.
Os últimos detalhes da parceria foram fechados pelos empresários Raul e Maurício Fernandes, durante o EICMA 2022, com o CEO da Fantic, Mariano Roman.
Vale ressaltar, que a Fantic adquiriu 100% das ações da Motori Minarelli no final de 2020 e vem investindo pesado e expandiu, ainda mais, a marca sobretudo no desenvolvimento e produção de modelos de combustão e elétricos.
“Nos últimos anos, a Fantic tem investido muito em seus produtos, na sua fábrica e passou a produzir motores próprios. Desde então, despertou o nosso interesse em representar a marca no Brasil. Primeiramente, há dois anos, trouxemos as e-bikes e, no primeiro trimestre de 2023, chegam os primeiros lotes da Caballero e XEF 250 para sentirmos o mercado, pois trata-se de um produto diferenciado e de um nicho específico”, afirma Raul Fernandes Jr, sócio-diretor da 2W Motors.
O modelo tem estilo baseado nos anos 70 com uma pitada de off-road. A Caballero 500 utiliza um motor monocilíndrico, de 449 cc, com refrigeração líquida, responsável por gerar 40,5 cavalos de potência a 7.500 rpm e 43 Nm de torque a 6.000 rpm. O câmbio é de 6 velocidades.
Estarão disponíveis as versões: Deluxe, Flat Track, Explorer, Rally e Scrambler.
Outro modelo que deve chegar já no primeiro trimestre de 2023 é a XEF 250 Enduro, que utiliza um motor 4 tempos, refrigeração líquida, 4 válvulas, DOHC.
Já que foi projetada para o off-road, a suspensão dianteira é da KYB e um garfo SSS (Speed Sensitive System) de cartucho fechado pressurizado de 48 mm, com 300 mm de curso e superajustável para pré-carga, extensão e compressão. Já na traseira, vem um monoamortecedor com curso de roda de 315 mm.
Quanto aos valores dos modelos, o empresário diz que serão anunciados somente quando for iniciada a comercialização, devido ao câmbio.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário